sexta-feira, 5 de abril de 2013

Boa notícia: Dilma força Fifa a liberar o acarajé na Copa


Boa notícia: Dilma força Fifa a liberar o acarajé na Copa 


Presidente convidou vendedoras de acarajé para cerimônia de hoje no estádio da Fonte Nova.
Gesto foi recebido como apoio à liberação do comércio no entorno dos estádios da Copa.
Além de proibir que o estádio Mané Garrincha seja chamado pelo nome durante suas copas, a Fifa também vetou a venda de acarajés nos arredores do estádio de futebol de Salvador (BA) durante os seus eventos.
Na manhã de hoje (5.abr.2013), a presidente Dilma Rousseff sinalizou que pode encrencar com essa proibição da Fifa. Partiu da Presidência da República o convite para que as baianas vendedoras de acarajé estivessem dentro da Arena Fonte Nova no evento oficial de inauguração do estádio, em Salvador. O gesto sinaliza apoio do governo brasileiro à tentativa das baianas de derrubar a proibição da Fifa ao comércio nos arredores dos estádios da Copa.
A atitude de Dilma vai na mesma linha adotada pelo governador Jaques Wagner, aliado da presidente e também filiado ao PT. Ele tem apoiado publicamente a liberação do acarajé no estádio.
Antes da inauguração, outro funcionário do governo federal também se posicionou publicamente a favor da venda de acarajé na Fonte Nova: o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento e Turismo, Fábio Mota, que falou sobre o assunto em entrevista a uma rádio.
As baianas aproveitaram a presença das autoridades para entregar um abaixo-assinado com mais de 16 mil assinaturas a favor da venda de acarajé a um assessor de Dilma.
Ronaldo e Aldo RebeloO movimento espera ainda que o ex-jogador Ronaldo, do Comitê Organizador Local da Copa, e o ministro Aldo Rebelo (Esporte) recebam o abaixo-assinado e também ajudem a pressionar a Fifa a não proibir a venda de acarajé. Os dois estão entre os destinatários do abaixo-assinado entregue hoje à Presidência da República.
coleta de assinaturas começou em outubro de 2012 por meio do site Change.org. A Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau é a autora da petição.
Além do empenho próprio em divulgar a causa, as baianas contam ainda com apoio da equipe do Change.org, que ajuda os autores de alguns abaixo-assinados a levarem suas reivindicações adiante.
Presente em 196 países, o Change.org tem no currículo alguns resultados de peso. Já conseguiu fazer Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA, mudar de opinião e apoiar publicamente o direito de as mulheres dirigirem carros após uma petição iniciada por mulheres sauditas conseguir 22.986 apoiadores.
Post scriptum: acarajé, para quem não sabe, é um petisco da culinária afro-brasileira, muito tradicional na Bahia. É um bolinho frito em azeite de dendê e feito com massa de feijão-fradinho, cebola e sal. Após a fritura, é cortado ao meio e recheado –em geral, com camarão.

0 comentários: