quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Escola de Comunicação da UFRJ repudia veementemente as prisões dos estudantes em protesto

Escola de Comunicação da UFRJ repudia veementemente as prisões dos estudantes em protesto

Nota de repúdio pela prisão de estudante da ECO - UFRJ 

Rio Na Rua

A Escola de Comunicação da UFRJ repudia veementemente a atuação abusiva de policiais durante a manifestação desta terça-feira, 15 de outubro, no Rio de Janeiro, ao prenderem arbitrariamente um grupo de pessoas que estavam na área da ocupação na Cinelândia, entre as quais um estudante do Curso de Comunicação, Ciro Brito Oiticica, que cobria as cenas de conflito diante da Câmara Municipal.

Segundo testemunhas, Ciro não participou de nenhuma ação direta contra a polícia, o patrimônio público ou privado, nem resistiu à prisão. Ele estava com a identificação de colaborador do coletivo de mídia independente Rio na Rua, grupo que tem feito coberturas jornalísticas e transmissões ao vivo das manifestações recentes na cidade do Rio de Janeiro. Sua atuação é motivo de orgulho para a nossa Escola pois, através de sua contribuição para uma maior diversidade de visões jornalísticas sobre o cenário político, Ciro está cumprindo não apenas com seu papel de jornalista em formação e midialivrista mas, sobretudo, como cidadão que luta pela construção de um país democrático.

É condição elementar da democracia o respeito à liberdade de expressão e de imprensa. É fundamental entender que a atividade da imprensa não se restringe às empresas estabelecidas como tais, pois o exercício do jornalismo tem uma função social que ultrapassa de longe os limites impostos pelo mercado. Mas, sobretudo, é imprescindível exigir o respeito a todo cidadão que ouse exercer, nas ruas, seu direito de manifestação.

Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2013.
Ivana Bentes
Direção da ECO/UFRJ

NOTA OFICIAL
Nota de repúdio pela prisão de estudante da ECO - UFRJ

ASSESSORIA DE IMPRENSA - GABINETE DO REITOR

assessoria@reitoria.ufrj.br


Repressão brutal da policia aos manifestantes Foto: Midia NINJA

0 comentários: