quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Não está fácil:Jovem é baleada durante protesto pela morte de morador na Favela de Manguinhos - RJ

Não está fácil: Jovem é baleada durante protesto pela morte de morador na Favela de Manguinhos - RJ

Juliane Karoline, baleada no protesto dos moradores da favela de Manguinhos

Uma jovem foi baleada durante uma manifestação de moradores pela morte do jovem Paulo Roberto Pinho de Menezes, de 18 anos, na Favela de Manguinhos. A estudante Juliane Karoline Cavalcante dos Santos, de 17, foi atingida por um tiro na perna direita, na porta da casa dos seus tios, próximo ao beco da Esperança, local onde o corpo de Paulo foi encontrado.

Desde o início da manhã de hoje, como forma de protesto, moradores incendeiam pneus e liexeiras. Eles também arremessam pedras contra os policiais, que revidam com tiros e bombas.

O namorado da jovem, Thaisson Alamino, de 21 anos, estava ao lado de Juliane quando ela foi atingida.

- Eles atiraram sem saber onde ia acertar e, mesmo depois que viram que tinha muita gente, eles continuaram atirando. Esses policiais não tem preparo nenhum - criticou Thaisson.

Ainda de acordo Thaisson, os policiais não ofereceram nenhum tipo de socorro à jovem. Segundo ele, amigos e parentes que levaram Juliane para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.

- Nem socorro eles prestam. A atitude da polícia foi lamentável - disse.
Juliane Karoline, baleada no protesto dos moradores da favela de Manguinhos
Juliane Karoline, baleada no protesto dos moradores da favela de Manguinhos Foto: Reprodução
Familiares do jovem acusam policiais militares da UPP da comunidade de terem espancado o rapaz, após uma abordagem. A mãe do jovem, a vendedora ambulante Fátima dos Santos Pinho de Menezes, de 39 anos, conta que o filho estava com outros quatro amigos quando os policiais de uma guarnição chegaram.

- Mesmo que meu filho estivesse fazendo alguma coisa errada com drogas, armas ou envolvido no crime os policiais, não podiam matá-lo. Deveriam ter levado à delegacia - conta.
Mãe do jovem morto em Manguinhos
Mãe do jovem morto em Manguinhos Foto: Bruno Gonzalez / Extra
Os amigos do jovem, que estavam com ele no momento da abordagem, contam que só Paulo foi levado para um beco escuro da favela para ser revistado.
- Eles pegaram só o Paulo, ninguém mais foi levado - disse um amigo que não quis se identificar.
O pai da vítima, o gari Paulo Roberto Souza de Menezes, de 48, conta que o filho já teve desavenças com os PMs da UPP. Ele conta que um dos militares já havia prendido o jovem, em um roubo na Lapa, no Centro do Rio, no início do ano. Segundo Paulo, além dessa, o jovem tinha passagem por furto e nove anotações criminais, quando era menor. Ainda segundo o pai do jovem, o filho estava sendo ameaçado pelos policiais:
Jovem morto na comunidade de Manguinhos
Jovem morto na comunidade de Manguinhos Foto: Bruno Gonzalez / Extra
- Ele já vinha sendo ameaçado. Ele era um menino bom mas não aceitava passar por humilhações nem ser "esculachado".

Vizinhos e amigos do jovem morto fizeram uma manifestação contra a ação da PM na favela. Arremessaram pedras contra policiais que fazem patrulhamento na área. Policiais da 21ª DP(Bonsucesso) já realizaram a perícia no local. Os agentes coletaram sangue no beco onde o jovem foi abordado e estão ouvindo testemunhas.


Extra

0 comentários: