segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Vivi pra rir: Nas redes sociais, nordestinos rebatem preconceito com crise hídrica em SP

Vivi pra rir: Nas redes sociais, nordestinos rebatem preconceito com crise hídrica em SP

Nas redes sociais, nordestinos rebatem preconceito com crise hídrica em São Paulo 

Mensagens irônicas e agressivas contra paulistas foram feitas no Twitter e no Facebook

 / Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

Após o resultado do segundo turno das Eleições 2014, que deu a vitória à candidata do PT, Dilma Rousseff, muitos usuários das redes sociais dispararam insultos racistas e xenófobos contra os nordestinos, região onde a petista recebeu a maioria dos votos. Mensagens como a de Mayara Petruso, que em 2010 publicou em sua conta no microblog Twitter mensagens de ódio aos nordestinos, circularam novamente pela internet.

A reação dos internautas nordestinos veio com outras atitudes preconceituosas. A crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo foi o mote para mensagens e insultos irônicos contra os paulistas. Mensagens mandando os eleitores tucanos chorarem na Reserva Cantareira e ironizando o fato de São Paulo passar pela pior crise de falta d'água da história foram desferidas por pessoas de todo o País, mas principalmente do Nordeste. Confira alguns exemplos:
Mau exemplo
O preconceito contra os nordestinos foi reforçado até por pessoas que deveriam dar o exemplo à população. O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso chegou a afirmar em entrevista que o resultado do pleito no segundo turno viria dos eleitores "desinformados" e deu a entender que esses eleitores estariam no Nordeste. O depoimento de FHC causou indignação de muitos políticos, entre eles o ex-presidente Lula. 

Outro exemplo veio do Coronel Telhada, deputado eleito pelo PSDB em São Paulo, que chegou a pedir pela independência da região em sua conta no Facebook. "Já que o Brasil fez sua escolha pelo PT entendo que o Sul e Sudeste (exceto Minas Gerais e Rio de Janeiro que optaram pelo PT) iniciem o processo de independência de um país que prefere esmola do que o trabalho, preferem a desordem ao invés da ordem, preferem o voto de cabresto do que a liberdade", afirmou.

1 comentários:

leonardo marques arnaldo disse...

isso só mostra que grande parte desses coxinhas são pautados pela imprensa fétida deste país! num ponto concordo com os nordestinos. eleger um governador que fez São Paulo ficar sem água é triste!