quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Deputado federal propõe o fim da cobrança de roaming pelas operadoras

Deputado federal propõe o fim da cobrança de roaming pelas operadoras



Chico Lopes (PCdoB-CE) defende que cobrança pelo roaming não faz mais sentido | Foto: Agência Câmara
André Carvalho no Sul21
Um projeto do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) tenta acabar com o serviço de roaming, o uso do telefone celular fora da área de origem, mediante pagamento às operadoras. Nesta semana, o deputado colocou na internet a campanha pelo “fim do roaming”, como forma de pressionar pela aprovação de seu projeto.
O deputado elaborou o projeto no início deste ano após constatar que o serviço não faz mais sentido existir, visto que atualmente as operadoras estão fazendo cobertura em todos os Estados. “Até pouco tempo, uma operadora não cobria todas as regiões do Brasil, porém hoje elas se encontram nos 26 Estados e no Distrito Federal”, explica Inácio Carvalho, chefe de gabinete do deputado.
O projeto, que já foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, se encontra em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso o projeto não sofra alteração, irá direto para o Senado.
Na segunda-feira, o deputado tentou movimentar o Twitter com a campanha “Fim do Roaming – Pro Brasil se Ligar Ainda Mais”. Panfletos têm sido distribuídos em rodoviárias e aeroportos de Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília.
Segundo Carvalho, o fim do roaming pode significar diminuição das tarifas. “Não só as tarifas não irão aumentar, como também poderão diminuir, por ser um serviço a menos oferecido pelas operadoras”, destaca.
O deputado Chico Lopes também procurou o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, que acolheu a idéia e afirmou que já estão sendo realizados estudos para que até o início de 2012 haja uma nova regulamentação nas telefonias móveis.

0 comentários: