domingo, 20 de junho de 2010
Caravana Digital em São Paulo
Participamos, no dia 19 de junho passado, da Caravana Digital em São Paulo.
É sempre proveitoso um encontro de pessoas que se comunicam, quase que exclusivamente, de modo virtual, através das redes sociais twitter, Facebook, orkut e que se manifestam através dos vários blogues independentes.
Conhecer pessoalmente blogueiros mais experientes como a Conceição do blog Maria Fro ou o Eduardo Guimarães do blog Cidadania.com, foi interessante para reforçar imprensões que tinhamos através das leituras de seus blogs, e ouvir deles algumas dicas para tornar os nossos blogues mais eficientes no que se propõem a fazer.
A platéia, composta por vários militantes que atuam em todas essas frentes virtuais, também deu uma colaboração interessante no que diz respeito às suas experiências de militância e preferências pelo orkut, twitter, face Book ou blogues.
O perfil da militância do PT sempre foi o de trabalho voluntário e apaixonado, o que causa uma certa inveja da oposição e até suspeitas maldosas de que haja pagamento por parte do PT.
Foi assim no passado, quando a militância era feita nos bairros, nas portas de fábricas, nas escolas e universidades, enfim no corpo a corpo da vida real , é assim agora quando uma parcela significativa da militância optou por continuar a sua luta no mundo virtual.
Essa novidade tecnólogica nos deixa, ao mesmo tempo, eufóricos pelas possibilidades que nos dá e pela desconfiança em seus resultados práticos.
Sentimos na fala de alguns participantes do encontro uma certa ansiedade e real necessidade de obter nesse encontro mais informações, dicas e orientações para fazer sua militância virtual se tornar mais eficiente.
Alguns esperavam algo mais prático, como uma oficina para melhorar seu desempenho com as ferramentas da internet, outros informações que os ajudassem a potencializar seus argumentos políticos para o debate e o enfrentamento que virá, com nossos opositores. O tempo foi curto para se contemplar todas as expectativas que os participantes tinham desse encontro, talvez por isso nenhuma delas tenha sido contemplada.
Os nossos principais opositores estão se preparando já há algum tempo, conforme tem noticiado fartamente a imprensa:
"Criado em novembro de 2009, o projeto "Comunicar 45" é apontado como uma ferramenta estratégica pela cúpula do partido, especialmente em ano eleitoral, onde o debate político, sobretudo com os petistas, promete descer dos palanques e ganhar as ruas.
Em linhas gerais, a ideia é municiar os militantes com informações favoráveis ao partido através de cursos de curta duração. Os dirigentes da sigla perceberam que os filiados tinham dificuldade para propagar as ações do partido em situações cotidianas, até mesmo dos programas criados nos oito anos da gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) e incorporados pelo governo Lula. Através de uma orientação, a militância deixa os encontros com a tarefa de ocupar todas as brechas na defesa do PSDB e de seus candidatos, seja numa mesa de bar ou numa campanha eleitoral" (Diario de Pernambuco)
PMDB-SP inicia capacitação digital dos militantes do partido
Evento tem o objetivo de treinar e capacitar os militantes do PMDB no uso da Web
O diretório estadual do PMDB-SP iniciou no último fim de semana a primeira edição do Circuito Digital, evento que tem o objetivo de treinar e capacitar, gratuitamente, os militantes do partido para o uso da internet e das diversas ferramentas digitais durante as eleições deste ano.
A etapa inicial do Circuito Digital foi realizada sábado (10/4) em Presidente Prudente, no auditório do Campus 1 da Unoeste, e contou com a participação de importantes lideranças regionais do Interior. Marcaram presença representantes das cidades de Araçatuba, Borá, Dracena, Maracaí, Mirandópolis, Mirante do Paranapanema, Osvaldo Cruz, Panorama, Paraguaçu Paulista, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitáfio, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó e Teodoro Sampaio.
Ministrado por Marcelo Vitorino, estrategista político de comunicação online, o curso mostrou exemplos de trabalhos bem sucedidos na Web, como as campanhas digitais de Barack Obama, à Presidência dos Estados Unidos, e de Gilberto Kassab, para a prefeitura de São Paulo.
"Web pode balançar uma eleição em SP"
“Nosso objetivo foi conscientizar a militância do PMDB sobre a importância de usar a Web como ferramenta de mobilização. Mesmo porque, aqui no Estado de São Paulo, a internet tem o poder de balançar uma eleição devido ao número de eleitores conectados que temos, cerca de 18 milhões”, afirmou Vitorino." (http://blogdopmdb.sp.org)
O Partido dos Trabalhadores confia em sua militância, que já deu provas que é comprometida e valente, talvez por isso não tenha a mesma preocupação dos opositores que precisam ,a toque de caixa, formar uma miltância profissional para enfrentar a nossa que tem convicção e os resultados do trabalho das gestões do presidente Lula para mostrar.
Mas ,como a internet é uma nova maneira de militar, não seria prudente que tivessemos alguma orientação dos especialistas do partido?
Não foi possível, e talvez nem tenha sido esse o objetivo do encontro, mas precisamos pensar com urgência em todas essas questões e outras que ainda virão durante a campanha. Nesse mesmo encontro foi manifestada a preocupação com a "caça às bruxas" iniciada com as ameaças de tirar do ar dois blogues de apoio à candidatura do PT,o blog da Dilma e o Os amigos do Presidente Lula.
Esperávamos, nesse encontro, ter tido alguma informação ou orientação sobre todos esses temas, ficamos com o gostinho de "quero mais".
Ainda há tempo, esperamos que o PT coloque toda sua experiência e recursos técnicos para dar suporte à militância virtual pois só boa vontade, neste mundo em transformação constante, não basta.
Outras ameaças virão e se intensificarão, disso podemos ter certeza, temos que nos preparar. Tweet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário