segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mais duas cabeças para a guilhotina do Serra: Bergamo e Lo Prette

Do Blog do LEN

Preparem-se, ao cair da noite os tucanos vão montar fogueiras na porta da redação da Folha para queimar duas de suas bruxas, digo, jornalistas, que ousaram furar uma quase intransponível blindagem da velha mídia aos podres do Serra. Irônico ser a Folha de São Paulo, aliada fiel dos tucanos nos últimos anos, e que não se enganem, não desembarcaram do Serra mas, apenas reavaliaram os custos para a credibilidade que restou do leitor que seria bancar uma operação abafa para os desastres seguidos para a candidatura Serra.

Mônica Bergamo ousou tocar em uma ferida incicatrizável do Serra e Esposa, que foram hipócritas o suficiente para mesmo tendo que enfrentar o problema do aborto em época de suas vidas, autorizaram e reverberaram o uso de manipulações de posições progressistas de Dilma. Não sei se a jornalista terá futuro na Folha, que escondeu durante anos o filho que FHC teve fora do casamento com a jornalista da Globo Míriam Dutra, e embora o fato seja jornalístico pois se encaixa na discussão alimentada pelo PSDB, o jornal vem mantendo padrão no sentido de blindar Serra, foi assim quando a Carta Capital publicou matéria que atribuía a empresa da filha do Serra a violação de dados sigilosos de milhões de brasileiros, na forma como tratou o caso Paulo Preto, etc… Na madrugada de hoje, Trolls tucanos levantaram a tag #monicabergamosuja, chamando a jornalista de, pasmem, petista, risos.

No debate da Rede Tv/Folha, Renata Lo Prette tinha a incumbência de perguntar Serra, o que deve ter causado alivio na campanha tucana, afinal o jornal Folha de São Paulo que Renata representava vem sendo um grande parceiro na campanha. Confesso que Renata me surpreendeu, sempre achei ela tucana assumida, mas hoje mostrou que ainda existe jornalismo na Folha ou ela temeu pela sua reputação se fizesse pergunta para levantar a bola para o serra. Renata tocou na ferida aberta do caso Paulo Preto e, embora tenha incluído menos denúncias que existem contra eles, deixou o candidato profundamente desconcertado, afinal não esperava.

E não esperava mesmo. Ele sinaliza o descontentamento completamente e quando acaba de responder sua pergunta a sua fisionomia fecha, depois da imagem voltar para o Kennedy Alencar, que pede para a jornalista patrícia fazer a pergunta para a Dilma, nisso a câmera abre e mostra todo o palco e dá para ver perfeitamente o Serra fazendo um gesto e resmungando alguma coisa para a Renata Lo Prette. Está no tempo 3:45 do vídeo abaixo. Serra com a mão no púpito olha para Lo Prette, abre a mão em um conhecido sinal de “o que houve?” e balbucia algo na direção dela que não é possível pegar. Como eu vi o debate gravado, eu pude retornar várias vezes a imagem e confirmei, inclusive na TV pela qualidade ser melhor fica mais claro ainda.

Isso é que é ameaça à liberdade de imprensa. Mais duas cabeças que vão ser pedidas para o Otavinho. Agradecimentos ao @danielfatini por achar o vídeo.

1 comentários:

mauricio disse...

Neste final de semana conseguimos reverter 5 votos na minha familia que iam pro Serra. Esse trabalho de formiguinha faz diferença nas urnas. Poucos têm motivo pra votar em Serra, os argumentos de que "democracia tem que alternar" e "Erenice fez isso a aquilo" são fáceis de derrubar. Vamos botar o bloco na rua e eleger Dilma!! Dia 31 combina com 13!!