segunda-feira, 18 de abril de 2011

A arte da mexicana Frida Kahlo


A arte da mexicana Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frieda Kahlo Calderón nasceu no dia 6 de julho de 1907 em Coyoacán – pequena cidade nos arredores da Cidade do México que hoje é apenas um distrito da capital mexicana. Filha de Guillermo Kahlo, que nasceu Carl Wilhelm Kahlo em Pforzheim (cidade ao sul da Alemanha) e Matilde Gonzalez y Calderón.
Em 1913, aos seis anos, teve poliomilite que a deixou com o pé direito lesionado definitivamente e por isso era chamada de ‘Frida pata de palo’ (Frida perna de pau) e adotou o uso de calças e saias compridas.
Em 1925, aos 18 anos, sofreu um acidente de bonde e um dos parachoques dos veículos envolvidos perfurou suas costas e pélvis saindo por sua vagina. Assim Frida ‘perdeu’ sua virgindade e ficou entre a vida e a morte por muitos meses. Várias partes do seu corpo precisaram ser reconstituídas e ela usou coletes ortopédicos de diversos materiais, presentes em muitas de suas pinturas. Foi na cama, imobilizada, que começou a pintar.
Em 1928 entrou para o Partido Comunista Mexicano e conheceu o muralista Diego Rivera, com quem se casou um ano depois. Optou pela chamada pintura ingênua e por retratar o folclore e a arte popular do México. Morou em Nova Iorque com Diego e hospedou por dois anos em sua casa o revolucionário russo Leon Trotsky, com quem teve um caso.
Bissexual, teve dois casamentos conturbados com Diego Rivera. Os dois tinham casos extraconjugais assumidos, mas ele só admitia os casos da esposa com outras mulheres. Diego teve um longo caso e seis filhos com a irmã mais nova de Frida e ela nunca os perdoou. Não teve filhos, tendo abortado todas as tentativas de gravidez por conta do acidente que perfurou também seu útero.
Tentou várias vezes o suicído com facas e martelos e acabou morrendo de embolia pulmonar depois de ter contraído pnemonia aos 47 anos, no dia 13 de julho de 1954 em Coyoacán. A última anotação de seu diário diz: “Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar – Frida”.
A chamada “Casa Azul” onde ela nasceu abriga o Museu Frida Kahlo.

"El abrazo de amor del Universo, la Tierra (México), Yo, y el señor Xólotl", 1949

"As Duas Fridas", 1939

"Frutos da Terra", 1938

1 comentários:

Unknown disse...

Filme - Frida
http://is.gd/YyUs2E