quinta-feira, 28 de abril de 2011

Requião já vetou lei de combate ao bullying

Requião já vetou lei de combate ao bullying


O senador Roberto Requião/Foto de André Coelho
SÃO PAULO E BRASÍLIA - O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), do Paraná, fez um pronunciamento nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa manifestando sua estranheza à reclamação do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que afirmou estar sendo vítima de bullyingpor parte da imprensa, depois de arrancar um gravador das mãos de um repórter que o entrevistava. Requião, que foi governador do Paraná, vetou em 2007 um projeto de Douglas que autorizava a criação de um programa estadual de combate ao bullying.
Aprovado em todas as comissões e pelo plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de Douglas Fabrício foi elaborado quando se começava a discutir o assunto no Brasil.
- Achei muito estranho o senador Requião, com aquele jeitão dele, aquele tamanhão todo, reclamar de bullying. Como ele pode alegar que está sofrendo bullying se foi contra o combate ao bullying no Paraná? - argumentou o deputado.

- Queria colocar o Paraná na vanguarda do tema, começando a discussão sobre esse assunto - explicou nesta quarta-feira.
Mas, para decepção do deputado, o então governador Requião vetou a proposta no dia 24 de dezembro de 2007. As alegações eram de que o projeto era “contrário aos interesses públicos”, sem mais explicações, e que a Secretaria estadual da Educação já tinha programas equivalentes, no Grupo de Enfrentamento da Violência e nas aulas de Sociologia.
- Na verdade ele vetou porque eu estava na oposição. Ele arrumou esses argumentos como poderia ter utilizado qualquer outro - resumiu Douglas que, informou, já reapresentou o projeto este ano e espera que seja sancionado pelo atual governador Beto Richa (PSDB).
Advogado do Senado analisa pedido de retratação
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu nesta quarta-feira encaminhar para o advogado-geral da Casa, Alberto Cascais, a representação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal contra o senador Roberto Requião. A entidade solicita que o Senado faça uma advertência ou censure publicamente o parlamentar por ele ter tomado um gravador das mãos do jornalista Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, quando este o entrevistava em plenário. Em seu despacho, Sarney pede a manifestação da Advocacia Geral do Senado.

0 comentários: