Allende foi assassinado? Aparece um documento importante sobre suas últimas horas
É possível que o presidente Salvador Allende se suicidado e que "o disparo" foi de duas armas diferentes, em La Moneda. Essa é a tese da história que vai ao ar, hoje à noite "Relatório Especial" (TVN, 22:50 pm).
A chave para isso é que apareceu um documento que se perdeu e chegou ao programa "Relatório Especial".
"É um registro do procurador militar daqueles anos, que estava perdido há décadas, tem mais de 300 folhas e há muitos registros que eram desconhecidos", disse Emol, o autor do relatório, para a jornalista Paulina de Allende Salazar.
Este documento descreve onde Allende morreu, diferentes versões de testemunhas oculares de seus últimos momentos de vida, e uma descrição de como foi feitar a autópsia do Presidente Allende.
O "Relatório Especial" mandou uma descrição do perito uruguaio Hugo Rodriguez, especialista no método da "autópsia histórica", que chegou a conclusão que se pode reescrever a versão oficial do que aconteceu no Salão da Independência La Moneda, a 11 de setembro de 1973.
De acordo com a análise de Rodrigues, o corpo de Allende, além do ferimento à bala de uma AK no suposto suicídio, e um outro que corresponde a de uma arma de menor calibre.
"A análise da autópsia mostrou novidades, muito claras. Há duas fotos nítidas de duas armas diferentes, ele feriu o presidente. Na descrição pode-se concluir a existência de uma outra arma ", disse o profissional, acrescentando que a exumação do corpo, feita segunda-feira passada a pedido do Ministro da Justiça Mario Chariot, foi feita porque há alguns indício que não conhecemos na história.
No entanto, diz que não sabe se o juiz teve acesso a este documento ou ter outros antecedentes que possam indicar uma versão diferente do suicídio de Allende.
Até agora, a família do Presidente Allende tem aceitado como um fato histórico que ele cometeu suicídio depois de resistir o ataque ao Palácio do Governo.
Tweet
0 comentários:
Postar um comentário