quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escolas brasileiras criam e perpetuam preconceitos e discriminações de minorias, avaliam especialistas

Infelizmente, como educadora, vivencio essa triste realidade. Um exemplo disso aconteceu no ano passado. Estava em minha sala de trabalho quando dois inspetores de alunos entraram com dois garotos, dizendo que eles estavam se beijando no pátio, que isso era inadmissível em uma escola.

Mostrei a minha estranheza dizendo que eles nunca haviam encaminhado um casal "normal", segundo as palavras deles, à minha sala. E que todos os dias eu presenciava no pátio "altos" beijos entre casais heteros.

Como as manifestações homofóbicas não paravam, pedi que eles se  retirassem para que eu pudesse conversar com os garotos. Conversamos sobre o preconceito, sobre a intolerância, sobre a escola não ser o lugar de "altos" beijos, tampouco para casais heteros como homos. Foi uma conversa, na minha opinião, gostosa, de aprendizagem para mim e para eles.

Terminada a conversa eles saíram e duas outras orientadoras educacional perguntaram se eu não iria chamar os pais dos garotos para comunicar que seus filhos são homossexuais, já que os garotos disseram que os pais ainda não sabiam.

Aiaiaiai, pensei, segurei a minha indigação e respondi:

Nunca chamei pais para comunicá-los que seus filhos são heterossexuais. Dá licença que tenho outros alunos para atender!


Escolas brasileiras criam e perpetuam preconceitos e discriminações de minorias, avaliam especialistas


Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ambiente escolar é um espaço para o surgimento de atitudes sexistas e homofóbicas. Esta é uma das conclusões tiradas da audiência pública sobre preconceitos e discriminações na educação brasileira, realizada hoje (4) na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
“Além de reproduzir a escola cria homofobia”, disse a coordenadora do Projeto Escola sem Homofobia, da organização não governamental (ONG) Ecos - Comunicação em Sexualidade, Maria Helena Franco. “Não é mais adiante, mas é ali que está se criando o preconceito”, completou.
Na opinião de Helena Franco, os professores brasileiros não são preparados para lidar com o tema em sala de aula e não dispõem de material didático que possa auxiliá-los. “Material sobre a temática praticamente não existe”, disse após apresentar aos parlamentares um kit com livro, vídeos, boletins e cartaz que podem ser usados na escola em apoio à implantação do chamado “projeto político pedagógico”, que orienta o ensino.
O material elaborado pela ONG está em análise na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Secad, do Ministério da Educação (MEC), para ser replicado e incluído na grade de distribuição de material educativo do MEC. Segundo Helena Franco, o ministério já recebeu cerca de 1.500 pedidos do material que não está disponível na internet. A princípio, o material será distribuído a docentes do ensino médio, “mas pode ser usado por professores do ensino fundamental”, disse.
Situações de homofobia são verificadas, por exemplo, em situações de constrangimento, o bullying, que pode causar danos morais a quem sofre com comportamentos agressivos (físico ou verbal) recorrentes.
Uma pesquisa de 2009, apresentada pela ONG Plan Brasil, e publicada pelo Ministério Público do Maranhão, feita com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares de todas as regiões brasileiras, mostrou que sete em cada dez estudantes de diversas faixas etárias presenciaram cenas de agressões entre colegas. As principais vítimas são os meninos: 34,5% disseram ser vítimas de maus-tratos.
A situação dos meninos na escola começa a preocupar também pela questão de gênero, tradicionalmente associada à discriminação de mulheres. A pesquisadora Denise Carreira, da ONG Ação Educativa salienta que os meninos, especialmente os negros, abandonam a escola mais que as meninas.
Apesar desse dado e do fato de as mulheres já terem em média maior escolaridade que o homem, o mercado de trabalho é menos favorável a elas, que recebem salários menores. Para Denise Carreira, isso tem a ver com as vocações que são estimuladas na escola e as carreiras às quais acabam se dedicando.
“A educação sexista define que as mulheres são boas para isso, e não são boas para aquilo”, afirmou ao lembrar que o mau desempenho em ciências e matemática tem a ver com a falta de estímulo para que, no futuro, ocupem áreas de exatas. “Ainda hoje temos profissões ditas masculinas e profissões ditas femininas”, como as áreas sociais e de cuidados (professoras, assistentes sociais, saúde), com baixa remuneração. “É fundamental questionar a educação que estabelece papéis para homens e mulheres”, recomendou.

Edição: Aécio Amado

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