segunda-feira, 16 de maio de 2011

Espanha: vídeo xenófobo na internet

Espanha: extrema-direita causa polêmica após lançar vídeo xenófobo na internet

Três garotas aparecem em um vídeo pulando corda de minissaia ao ritmo de uma canção tradicional em Igualada, na Espanha. De repente, a imagem muda e uma legenda avisa que estamos em "Igu-Al-Ada 2015", mostrando três mulheres de burka pulando ao ritmo de música árabe. Em seguida aparece uma mensagem alarmista: "Você pode impedir que este pesadelo se torne realidade. Em Igualada, Plataforma pela Catalunha (PxC)". 

 

Trata-se do último golpe de efeito do partico PxC, uma agremiação em pleno auge criada há nove anos na província industrial da Catalunha. A propaganda, parte da campanha para as eleições municipais espanholas de 22 de maio, provocou uma intensa polêmica no país. Seu principal cavalo de batalha é acusar os imigrantes (5,7 milhões, ou 12% da população) de ser os grandes responsáveis pela criminalidade e pelo desemprego, que afeta 20% dos espanhóis. 
  
"Não temos muito dinheiro. Por isso fiz este vídeo com a ideia de criar um impacto, mas nunca imaginei que teria tanta repercussão", disse ao Opera Mundi Roberto Hernando, número dois do partido e autor do vídeo. "Desde então, não paramos de receber emails e cartas de pessoas de toda a Espanha pedindo nossa expansão. Com a crise, não deveria entrar mais nenhum imigrante, menos ainda os muçulmanos, que querem impor sua cultura aos demais." 


Para ler na íntegra Aqui

0 comentários: