quinta-feira, 23 de junho de 2011

Escândalo na Saúde e mais pedágios em SP

Escândalo na Saúde e mais pedágios em SP


O governo tucano em São Paulo foi obrigado a se mexer. Após um rombo de R$ 1,8 milhão nos cofres públicos devido ao pagamento de salários de R$ 15 mil, durante três anos, referentes a plantões de médicos que não trabalhavam em Sorocaba, a Secretaria de Saúde terá de implantar um sistema de ponto eletrônico em todos os hospitais públicos paulistas em até 90 dias. Detalhe: hoje, apenas 30% da rede hospitalar do Estado utilizam o mecanismo de controle.

A fraude aconteceu no interior de São Paulo, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), o maior hospital público da região. As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público levaram 12 pessoas à prisão na semana passada. Agora, um interventor assume o hospital e 50 médicos estão sendo investigados.

O escândalo resultou na queda de ilustres membros do governo estadual, a exemplo do secretário de Esportes, Jorge Pagura, suspeito de ter recebido por plantões no CHS como médico-neurocirurgião, sem jamais ter aparecido no hospital. Pagura foi secretário de Saúde dos governos Maluf/Pitta. Além dele, Ricardo Tardelli, coordenador de Serviços de Saúde de São Paulo e responsável por todos os hospitais da rede estadual, pediu demissão. Há suspeitas de que ele sabia das irregularidades dentro do CHS e que elas também ocorreriam em outras unidades da capital e do interior.

Auditoria

Agora, além do ponto eletrônico, a Secretaria de Saúde anuncia que, em todos os hospitais onde há plantões, médicos passarão por uma auditoria que investigará sua assiduidade ao trabalho nos últimos três anos. Destes, 2,5 anos são do governo José Serra...

Auditorias são fundamentais para verificar como esses plantões são feitos, qual o controle dos hospitais e quais os médicos responsáveis por eles. A questão que fica é: por que essa auditoria deve se limitar a só 2,5 anos do governo Serra? E quanto ao governo Alckmin: ponto eletrônico, só agora? Quais são as relações políticas dos investigados? Quem os apadrinhou?

Mais pedágios, governador?

O governo dos tucanos acaba de anunciar outra “boa nova”... A partir do próximo dia 1º, os pedágios subirão em São Paulo em até 9,77% - um aumento que obedece aos índices dos contratos das concessões tucanas.

Com esta medida, o governador Alckmin simplesmente descumpre uma de suas principais promessas durante a campanha no ano passado: a de revisar os pedágios ainda no seu primeiro ano de governo. Será que isso acontecerá no segundo ano ou nos próximos? 



Li no Blog do Zé Dirceu

0 comentários: