Sempre postamos textos com críticas a atuação de algumas igrejas, que nos últimos tempos, tem se aprimorado em disseminar o preconceito e consequentemente alimentado o ódio contra gays, mulheres e suas lutas por dignidade.
Não temos, porém, a intenção de ser o reverso da moeda dessas igrejas e disseminar preconceitos contra a religiosidade das pessoas. Religiosidade e religião são coisas distintas e espiritualidade nada tem a ver com instituições que tem interesses outros que não a espiritualidade.
Há Igrejas e "igrejas" e, felizmente para cada Pastor Malafaia há um Leornardo Boff que rompeu (ou foi rompido) com a estrutura de poder da Igreja, mas sem deixar de ser um homem espititualizado e que dedica sua existência a lutar pela dignidade do ser humano.
Hoje homenageamos um homem religioso, postando o texto de Leonardo Boff sobre a Teologia da Libertação.
Quarenta anos da Teologia da Libertaçãopor Leonardo Boff
.Teologia da Libertação celebra neste ano de 2011 40 anos de existiencia. Em 1971 Gustavo Gutiérrez publica no Peru seu livro fundador “Teologia da Libertação.Perspectivas”. Eu publicava também em 1971 em forma de artigos, numa revista de religiosas – Grande Sinal – para escapar da repressão militar o meu Jesus Cristo Libertador, depois lançado em livro. Ninguém sabia um do outro. Mas estávamos no mesmo espírito. Desde então surgiram três gerações de teólogos e teólogas que se inscrevem dentro da Teologia da Libertação. Hoje ela está em todos os continentes e representa um modo diferente de fazer teologia, a partir dos condenados da Terra e da periferia do mundo.Aqui vai um pequeno balanço destes 40 anos de prática e de reflexão libertadoras.
Leia texto completo em:
blog do Leonardo Boff
0 comentários:
Postar um comentário