terça-feira, 15 de novembro de 2011

Arquidiocese de Manaus quer proibir o Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma M.I.S.S.A

Arquidiocese de Manaus quer proibir o Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma - M.I.S.S.A



Divulgação
O evento, que deve reunir cerca de cinco mil jovens em um resort de Manaus, provocou a ira da Igreja Católica local | Foto: Divulgação
Da Redação no Sul21
Um evento que ainda nem ocorreu já está causando polêmica nas redes sociais. A festa M.I.S.S.A (Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma), que será realizada em Manaus no dia 7 de dezembro, despertou a ira da Igreja Católica local. O evento deve reunir cerca de cinco mil jovens em um resort da capital do Amazonas e já ocorreu em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Maceió, Teresina e Salvador.
Integrantes do grupo Renovação Carismática Católica criaram uma página no facebook contra a festa. E a Arquidiocese de Manaus divulgou uma nota sustentando que o evento é ilegal. “Cumpre-se ressaltar que tal festa viola o artigo 208 do código penal, visto que o mesmo considera como crime de vilipêndio público de ato ou objeto de culto todo ato atentativo contra os objetos de devoção religiosa”, diz trecho da nota.
A arquidiocese informa também que está providenciando as medidas judiciais cabíveis para que a sua identidade, direito de imagem e a proteção dos objetos de culto sejam respeitados. O objetivo é “garantir que seus fiéis não sejam ofendidos por um evento que fere o princípio da liberdade religiosa e reforça preconceito”.
No facebook, a comunidade contrária à festa alega que “nossa igreja vem sendo atacada de várias formas e nossa fé desmoralizada” e conclama os católicos a subscreverem um abaixo-assinado.
Além do nome da festa fazer alusão a um culto católico, as críticas são motivadas por atos de divulgação do evento. Num deles, mulheres aparecem vestidas de freiras com hábitos mais curtos.
O proprietário da M1 Eventos – empresa que produz a M.I.S.S.A -, Marcelo Alex Nunes, escreveu em sua página no facebook que é católico e assiste às missas da Igreja. “Sou temente à Deus. O fato de estar realizando esta festa não diminuirá minha fé n’Ele e tenho certeza que não fará de mim um herege, como alguns já estão dizendo”, defendeu-se.
O produtor garante que “não há qualquer menção ou manifestação desonrosa à Igreja Católica” e disse que “o objetivo da festa é somente divertir e trazer alegria para a galera de Manaus”.

0 comentários: