quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Eu, minhas minhas cólicas horrorosas, diarreia, o plano de saúde e a Agência Nacional de Saúde

Eu, minhas minhas cólicas horrorosas, diarreia, o plano de saúde e a Agência Nacional de Saúde

Bem, tudo começou no dia 26 de outubro quando resolvi ir ao médico investigar o que eu tenho. Há tempos tenho tido cólicas estomacais, intestinais, vômitos e diarreia fortíssima.

O médico me pediu dois exames: ultrassonografia total do abdome e endoscopia (que eu marquei para a semana seguinte). A ultra ficou marcada para o dia 11 de novembro e a endoscopia para o dia 22 de novembro.

Fiz a ultrassonografia como agendado. Semana passada a Med Imagem me ligou para confirmar minha ida no dia 22 de novembro, que antes de eu confirmar perguntei se realmente ele iriam atender já que nesse dia é feriado na cidade de Niterói. A moça confirmou que sim. Bem, tudo marcado, agendado, esperei.

No sábado comecei a ter a crise novamente, dores horrorosas, vomito e diarreia enlouquecedora. Minha família insistindo que eu fosse para o hospital, e eu dizendo que não, que era melhorar esperar o dia da endoscopia, já que toda crise que tenho vou ao hospital e me dão os mesmos paliativos que até decorei.

No dia 21 de novembro a Med Imagem me liga e cancela, dizendo que o aparelho tinha dado problema. Como? Véspera de feriado? Pensei "fazer o que, né?"

Perguntei qual outra data disponível para meu exame, e a Med Imagem disse que só teria vaga para depois do dia 12 de dezembro. Perguntei se não me atenderiam na emergência porque estava com muitas dores, e a resposta foi: "Senhora, podemos atendê-la só depois do dia 12 de dezembro."

Comecei a chorar e desliguei o telefone. Sou chorona, só pago quase 2 mil reais de plano de saúde, só!

No dia 22, o dia marcado e cancelado para a endoscopia, fui para o Hospital. Como sempre, foi a rotina: exame de sangue, ultrassonografia do abdome, outra vez, de novo, e nada encontra. Me colocam para tomar soro de parte da manhã até 15 horas.

Na quarta feira, acordo e bora ligar para outro Centro de Imagem que o plano tem convênio. Data do exame possível só depois do dia 21 de dezembro. E a minha dor continua...

Ligo para Med Imagem, a que tudo começou. Peço um exame particular, pergunto quanto custa, e se tem data porque estou precisando.

Socorro! Responde a Med Imagem que havia exame disponível para hoje (liguei ontem, gentem!)

Pelo plano de saúde só depois do dia 12 de dezembro... ah tá!

Hoje liguei para a ANS, Agência Nacional de Saúde, e relatei o que havia acontecido.

A resposta? Ah! A resposta!

"Senhora, o procedimento da Med Imagem é legal. Eles têm uma cota para o particular e outra para os planos de saúde. A senhora já viu em outros Centros de Imagem?"

Respondo que vi e só encontrei para semana que vem na Barra da Tijuca e que eu ir para lá é inviável, pois é muito longe e demoraria quase 2 horas de ônibus.

"Senhora, aí é a senhora que não quer por sua comodidade."

Hãmmmm, comodidade? E a diarreia, gente? E o vomito?? Comodidade, tá!

Mas eu insisto "Como comodidade?"

"Senhora, está dentro da base territorial do seu plano, e isso é legal."

Idiota que sou, insisto perguntando se tivesse só cota para o plano de saúde em Brasília para eu fazer?

"Senhora, se estiver dentro da base territorial do seu plano é legal, está dentro da lei."

E eu? Continuo me esvaindo na diarreia. E se morresse, coisa que não vou (acho), morreria na legalidade da Agência Nacional de Saúde.

Eu tomando soro (a barriga é por conta do inchaço!)

0 comentários: