O Encontro
Há duas décadas a Prefeitura de Niterói tem por tradição a realização de Encontros Internacionais.
Seu objetivo principal é homenagear países e propiciar mais que um diálogo, uma rede de cumplicidade mútua, de sólidas relações intergovernamentais, de reencontro, resgate e redescoberta de identidades culturais.
Após os bem sucedidos Encontros com Cuba (1992), Portugal (1998), Japão (1998), Itália (1999) e Espanha (2006), agora em 2011, a cidade de Niterói abrigará o Encontro com América do Sul, que será realizado entre os dias 04 e 26 de novembro. Durante o período acontecerão simultaneamente centenas de atividades gratuitas espalhadas pela cidade utilizando seus espaços públicos e privados, contemplando as mais diversificadas áreas: artes visuais, audiovisual, artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, tradição e folclore, esporte, eventos temáticos e acadêmicos, além da realização de um Fórum de Turismo nos dias 07 e 08 de novembro, com workshops, palestras e rodada de negócios.
O que se pretende com a iniciativa do Niterói Encontro com a América do Sul é, através da união pela diferença, estimular uma coexistência heterogênea, buscando a troca de experiências entre culturas e peculiaridades de cada um dos países sul- americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, que juntos compõem a América do Sul, a partir do desenvolvimento de um questionamento comum em escala continental, sobre o que é e o que significa o continente sul-americano em termos de produções de identidades, de fronteiras, de relações entre línguas e culturas, de movimentos da população, de desenvolvimento social, de produções culturais, etc.
Justificativa
A realização do Niterói Encontro com a América do Sul se justifica pelo esforço do Governo Federal em firmar novos acordos de cooperação com os demais países da América do Sul, intensificando as relações bilaterais entre as nações.
Importante é perceber os esforços dos Estados Nacionais da região para viabilizar e institucionalizar uma nova organização sul-americana: a integração promovida por iniciativas como o MERCOSUL, Pacto Andino e UNASUL, a consolidação da democracia nos países, o desenvolvimento de políticas de respeito e valorização das diversidades culturais, e o novo diálogo: a parceria em diversas áreas postas em práticas nos últimos anos entre os povos da região.
Vale ressaltar que o Brasil e os demais países sul-americanos vivem, hoje, um de seus mais importantes momentos de dinamismo e aproximação. O maior contingente de imigrantes residentes no Brasil, por exemplo, é proveniente de países da América do Sul.
Para além da questão imigratória, de acordo com o Ministério do Turismo, 40% dos estrangeiros que visitam o Brasil são sul-americanos. O índice supera, inclusive, o número de turistas europeus e norte-americanos no país. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, é de se esperar que o fluxo de visitantes aumente ainda mais.
Todas as questões abordadas acima contribuem para que a Prefeitura de Niterói, através da sua Secretaria de Ações Estratégicas, proponha a realização do Encontro com a América do Sul, uma iniciativa que visa contribuir com as características e potenciais culturais, turísticos, políticos e econômicos da cidade.
Niterói quer dirigir-se à América do Sul com o desejo de estabelecer um diálogo que terá muito de reencontro, de resgate, de redescoberta de identidades, de estreitamento dos laços internacionais já estabelecidos e de invenção de novas afinidades.
Objetivos
Promover o fortalecimento das relações entre Niterói - Brasil e a América do Sul, através de intercâmbio cultural, acadêmico, científico e econômico estabelecido com os países, cidades, seus respectivos governos e instituições;
Apresentar à população a América do Sul contemporânea, o potencial de sua economia e as imensas possibilidades de colaboração entre os setores empresariais e governamentais entre os países;
Despertar o orgulho e o reconhecimento da identidade sul-americana e de sua rica diversidade;
Expor as influências dos diversos componentes da América do Sul na formação cultural brasileira;
Posicionar Niterói como um pólo de atração nacional e internacional a partir da divulgação e da repercussão do evento, reafirmando o papel da cidade como referência nas questões culturais, turísticas, arquitetônicas, econômicas etc.;
Expor as influências dos países da América do Sul na formação cultural brasileira, estimulando o intercâmbio de experiências nos mais variados campos do conhecimento.
Fortalecer o vínculo das comunidades de imigrantes sul-americanos com suas pátrias de origem
PROGRAMAÇÃO, Aqui Tweet
0 comentários:
Postar um comentário