Vídeo de violência policial contra manifestante em Oakland gera revolta nos EUA
Filmado pela própria vítima, um vídeo que mostra um policial atirando deliberadamente com uma bala de borracha causou revolta nos Estados Unidos. Na cena, Scott Campbell, que participava de uma manifestação em Oakland em 3 de novembro, pergunta a um grupo de policiais se "isso está certo?" e após alguns segundos, é atingido pelo projétil de borracha.
De acordo com especialistas em segurança entrevistados pelo jornal The Oakland Tribune, o ataque foi inconsequente e inapropriado. Segundo eles, balas de borracha só devem ser usadas em situações de perda de controle, tumulto ou risco para os policiais. Campbell assegurou que não houve qualquer ordem para dispersar antes do tiro.
Em entrevista ao San Jose Mercury News, o professor em justiça criminal da Universidade da Carolina do Sul, Geoffrey Alpert , afirmou que vídeo o deixou "atônito, surpreso e envergonhado". De acordo com ele, "a não ser que haja alguma informação que não sabemos, este é dos usos mais ultrajantes de uma arma de fogo que eu já vi."
No OPeraMundi
Tweet
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário