Hoje é sexta-feira, 13. Você tinha se dado conta disso? Ou o dia estava passando despercebido pra você, sem notícias do azar ou até mesmo da sorte? Como estamos cansadas desse clichê, fomos atrás de algum motivo plausível para que estragassem o melhor dia da semana.
E a explicação é… nenhuma! Nem religiosa, nem política, nem antropológica, nem física. Um milhão de teorias vagas sobre o dia em que Jesus Cristo foi crucificado, sobre a segunda maior queda da história de Dow Jones, sobre perseguição religiosa na França…
Há até quem culpe a data pelo naufrágio do navio Costa Concórdia, na sexta-feira 13 de janeiro deste ano. Em contrapartida, tem quem lucre com toda a superstição em torno da data: o diretor Sean S. Cunninghan, criador da série de 12 filmes Sexta-feira 13. Mas não confunda: a franquia que já faturou US$ 500 milhões é consequência da maldição, não a causa dela.
A maldição é tão sem lógica que outros países escolheram outro dia para celebrar o azar. Na Espanha e na Grécia, por exemplo, as terças 13 é que são perigosas. O mesmo acontece em outros países latinos. “En 13 y martes, ni te cases ni te embarques” (Em 13 e terça, nem se case, nem embarque), diz o emblemático ditado popular espanhol igualmente sem fundamento científico.
Nunca vá para a Itália numa sexta-feira 17! Vai que a macarronada resolva estragar justamente nesse dia. A culpa é do dilúvio universal e bla bla blá, dizem os italianos.
Espaço para cultura inútil (mais?): Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. Já a fobia da sexta-feira 13 é chamada de Parascavedecatriafobia ou Frigatriscaidecafobia. E o medo de errar os nomes dessas fobias, como chama?
O único fato de toda esta lenda urbana milenar é que todo mês que começa num domingo terá uma sexta-feira 13. A próxima será em julho. Depois, você só precisará evitar cortar o cabelo nesse dia sem ter medo de que algum familiar morra ou temer a própria morte no dia seguinte de passar na frente de um funeral em setembro do que vem. Até lá, poderemos curtir nosso santo dia da semana em paz!
No Jezebel
Tweet
1 comentários:
O dia de azar dos italianos é a domenica 17, domingo. É superstição do mesmo jeito, mas, foi num domingo 17 que o time da Itália perdeu a final da Copa de 1994 para a seleção brasileira.
Postar um comentário