terça-feira, 19 de junho de 2012

Quem assessorou a moça do tempo para explicar a chegada do inverno hoje no JN?



Quem assessorou a moça do tempo para explicar a chegada do inverno hoje no JN?

Do Augusto Ferreira no Facebook


Quem assessorou a moça do tempo para explicar a chegada do inverno hoje no JN?
 
Quer dizer que amanhã "a Terra vai atingir o ponto mais distante da órbita do Sol"?


E nós professores fazendo um esforço nas escolas pra tentar sanar as bobagens "científicas" que essa mídia enfia na cabeça de nossos alunos sem nenhum cuidado, sem nenhum compromisso com a verdade. O importante é um cenário todo sofisticado e uma mocinha com seus trejeitos ensaiados.


Com meia dúzia de frases, em 20 segundos, a Globo conseguiu errar em quase tudo.


1- A órbita não é do Sol, é da Terra.


2- A órbita da Terra não é elíptica, como mostra a animação; é praticamente circular.


3- As variações de distância da Terra em relação ao Sol não tem nada a ver com as estações do ano.


4- E se tivesse, amanhã NÃO será o dia em que a Terra estará mais afastada do Sol.


5- E se fosse o dia, então como explicar que será inverno no hemisfério Sul e verão no hemisfério Norte se a distância Terra/Sol é a mesma obviamente para os dois hemisférios?


6- No esquema animado nenhuma menção à inclinação do eixo da Terra, esta SIM a verdadeira explicação para as estações do ano.


7- A Globo, pela voz da moça do tempo, afirma que teremos a noite mais longa do ano e é verdade, entretanto seu esquema animado mostra o Sol iluminando ambos os hemisférios de maneira idêntica.


8- Afirma que no instante do solstício "o nosso continente [sic] vai receber menos luminosidade". Errou novamente. Quis dizer "nosso hemisfério". 


9- Além disso não é por esse motivo que se chama solstício. Faltou pesquisar o significado da palavra: o sol que parece parar.


10- E se temos dois solstícios significa então que no solstício de verão também "o nosso continente [QUÁ!] vai receber menos luminosidade"?


11- Tentar explicar que amanhã é o dia em que o Sol, no seu movimento aparente, vai nascer mais ao norte (trópico de câncer) nem pensar, não é?


12- E ainda que amanhã o sol vai "parar" (solstício)de se afastar para o norte e começar a retornar para o hemisfério sul, também nem pensar, não é?


13- Ou dizer que amanhã é a noite mais longa do ano, mas que, a partir de agora, as noites vão começar a se encurtar e os dias a se alongar... Quantos adorariam essa informação!


14- E ainda que é o momento da volta do sol que até nossos antigos povos incas (que não assistiam a rede Globo) já sabiam e já celebravam esse acontecimento há milhares de anos: a festa do "Sol Vencedor".


15- Ou que os antigos povos do hemisfério Norte também faziam o mesmo, só que no tempo que corresponde hoje ao mês de dezembro. E sem que nenhum dos povos tivesse conhecimento um do outro.



0 comentários: