segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vai vendo: Ministério das Comunicações dá razão a Anatel no fechamento da Rádio Cúpula dos Povos

Vai vendo: Ministério das Comunicações dá razão a Anatel no fechamento da Rádio Cúpula dos Povos


Agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tentaram interceptar, no início da tarde deste domingo (17), as transmissões da  Rádio Cúpula dos Povos. A Rádio é uma iniciativa da organização da Cúpula, evento que acontece no Aterro do Flamengo, paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
No final da tarde, integrantes de organizações sociais e representantes da Rádio Cúpula dos Povos se reuniram com a Anatel e com o Ministério das Comunicações para discutirem uma alterativa para viabilizar às transmissões da rádio até o final do evento, que será no próximo dia 22.
O diretor de fiscalização do Ministério das Comunicações, Octávio Pieranti, relatou que a Anatel atuou na sua competência identificando uma interferência naquela localidade e entendeu que ela deveria sair do ar. De acordo com o diretor do Minicom, os representantes da Anatel argumentaram que a rádio poderia interferir nas operações da Aeronáutica.
Ainda segundo Pieranti, “a Anatel tem feito um bom trabalho durante a Rio+20 para garantir a segurança do evento e fez o que lhe cabe”. Contudo, ressalta que é do interesse do Minicom garantir que a Rádio Cúpula dos Povos se mantenha em operação,  de forma adequada.
Amanhã pela manhã uma equipe se reunirá na sede do Ministério em Brasília para ver a possibilidade de a Rádio Cúpula dos Povos operar em uma frequência que esteja livre na cidade do Rio de Janeiro, por tempo determinado.
Uma das hipóteses que está sendo analisada é a de consignar uma licença temporária para Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que é uma empresa pública  e poderá  ficar responsável por garantir o funcionamento da rádio em segurança.
Para João Brant, representante do Coletivo Intervozes e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que participou das negociações na tarde de hoje, a reunião foi positiva e mostrou uma posição importante do Ministério das Comunicações em resolver a questão. “Esperamos que amanhã a Rádio volte ao ar e que a gente possa ver garantido o direito à comunicação dos participantes da Cúpula dos Povos”.
O transmissor foi desligado depois da reunião e, de acordo com Pieranti, no final da manhã desta segunda-feira (18), o Ministério deverá anunciar um resultado. Participou também da reunião o secretário-executivo do Ministério das Comunicações Cézar Alvarez.

0 comentários: