sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Comercial da Marisa impõe padrão de beleza ao mostrar sacrifício alimentar como recompensa para um bom verão

Comercial da Marisa impõe padrão de beleza ao mostrar sacrifício alimentar como recompensa para um bom verão




Na tarde de ontem, um vídeo lançado pelas lojas Marisa para a coleção de alto verão causou controvérsia nas redes sociais. No vídeo, que pode ser visto acima, uma moça agradece a todas as comidas insossas que comeu durante o pré-verão para alcançar uma boa forma. Confiante, ela desfila na piscina de biquíni e, claro, um grupo de homens a observa – o que nos faz questionar se esse era o objetivo final da moça.
Confesso que ao terminar de ver o anúncio, minha primeira reação foi pensar “Uééé, a Marisa não trabalha com tamanhos normais?”. Mas não era o caso. Da forma como o esforço da protagonista é mostrado parece que ela almeja um distúrbio alimentar, e não uma vida saudável. E o problema não reside nem na magreza, nem na dedicação. Uma mulher pode querer ser “magra”. Ela também pode querer ser “gorda”, “média” (esses valores são todos passíveis de discussão), azul, com três pernas etc. E também é indiscutível que alguém pode sim ter um objetivo, seja ele qual for, desde que ele não seja ditatorialmente imposto. Mas colocar este objetivo como modelo para centenas de consumidoras, aí não. Gente: é uma MARCA vendendo um PADRÃO de beleza.
Vamos assumir utopicamente então que este comercial quer mostrar uma mulher que quer se sentir bonita, com as tais roupas da Marisa, no próximo verão. Ignore a aprovação masculina (leia umas páginas de Poliana se ficar difícil) no final. É inegável que a saúde influencia o nosso bem-estar. E COMER SOMENTE ALFACE NÃO TE DEIXA SAUDÁVEL. Mas ao invés de perder as estribeiras e repetir pela enésima vez que isso NÃO FUNCIONA (tá, estou me acalmando), usarei de ciência para provar que a protagonista em questão sofreu à toa, e que esse verão aí pode se tornar, na pior das hipóteses, uma visita ao hospital mais próximo. Vem comigo!
Primeiro de tudo, esqueça o que as celebridades estão fazendo (ou dizendo que fazem) para emagrecer. A própria Lady Gaga cansou de desmaiar em público porque só tomava água e chupava limão, até que resolveu assumir a figura natural e enfrentar críticas infundadas. Salma Hayek, gata extraordinária, também falou que comer é seu maior segredo de beleza. A gente também já sabe que anotar o que come não serve para nada. Muito menos contar caloriasSonda nasal, você pirou? Ficar obcecada com peso vai te enlouquecer. E olha só, você pode comer queijo, tá?
No mais, alguém viu a moça fazer algum exercício? Ia ajudar bastante na sensação de bem-estar, e ela ainda ia comer quantos cupcakes de carinha triste que quisesse.
Então, a não ser que a continuação seja a mocinha desmaiando ou deitando em posição fetal para chorar o desânimo de tanta privação, este comercial não faz sentido. E você não deve se deixar levar por uma bobagem dessas. No próximo verão, é melhor aderir à alguma outra moda que te garanta uma vida leve, sem noias, sem mal-estar, sem anemias. Com ou sem roupas da Marisa.

Jezebel

0 comentários: