quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Deus & Monstros: Líder religioso ‘ex-gay’ é acusado de mandar assassinar sua própria esposa

Deus & Monstros: Líder religioso ‘ex-gay’ é acusado de mandar assassinar sua própria esposa

exgay

Erin Gloria Ryan


No dia 30 de outubro, o corpo de Bethany Deaton, a jovem esposa do líder de um grupo cristão evangélico carismático de oração, Tyler Deaton, foi encontrado no porta-malas de uma van perto de sua casa em Grandview, Missouri. A cena parecia suicídio — Bethany tinha uma sacola na cabeça e um bilhete suicida foi encontrado por perto. Mas nos dias seguintes à sua morte, um membro de sua comunidade religiosa, conhecida por ser muito unida, contou à polícia que Bethany não tinha se matado coisa nenhuma. Na verdade, sua morte tinha sido ordenada por seu marido, que temia que ela fosse à polícia e revelasse o que eles realmente andavam aprontando — foram meses em um ritual de estupro da mulher de 27 anos. Tudo em nome de Jesus. A única parte positiva dessas história é que se você planejava fazer um bingo com as coisas horríveis que já leu hoje, esta notícia equivale a uma cartela cheia.
Esta história horrível, desoladora, tão-medonha-que-você-vai-se-pegar-fazendo-caras-feias-para-o-computador começou na Universidade Southwestern, no Texas, onde Tyler Deaton liderava um grupo de oração tão fervoroso e tão amostrado que a faculdade uma hora não os deixou mais usar a capela, de acordo com o Kansas City Star. Segundo pessoas próximas, Deaton “lutava” contra sua homossexualidade até conseguir expurgar o gay dentro de si com orações. Quando a faculdade cristã se provou muito café-com-leite para suas crenças religiosas, Deaton, sua futura esposa Bethany e mais um bando de estudantes deixaram o Texas em direção à Casa Internacional de Oração de Kansas City.
Na CIO, Deaton frequentava a igreja, mas também recebia um pequeno grupo de oração em sua casa. Dias depois que o corpo de Bethany foi encontrado, um dos membros do grupo, Micah Moore, de 23 anos, contou às autoridades que a jovem não havia cometido suicídio, e sim sido assassinada por ele, que cumpria ordens de Tyler. Segundo Moore, nos meses antes da morte de Bethany, os homens do grupo passaram a estuprá-la constantemente e praticar atos homossexuais entre eles, sob direção de Tyler. Com medo de que Bethany contasse ao seu terapeuta o que estava acontecendo, Tyler decidiu que era melhor matá-la. Muitos membros do grupo que viviam com os Deaton e se referiam a Tyler como o “líder espiritual” de sua “comunidade” corroboraram com as acusações de Moore de que Bethany era vítima de constante violência sexual, e testemunhas disseram que alguns dos ataques eram gravados nos computadores da casa. O que mais supostamente seria encontrado por ali? Poemas feitos por membros do culto sobre o estupro da vítima.
As autoridades encontraram o corpo de Bethany no porta-malas de uma van, próximo a um vidro de comprimidos e um bilhete que dizia:


“Meu nome é Bethany Deaton. Eu escolhi fazer essa coisa demoníaca. Eu a fiz porque eu não seria uma pessoa de verdade, e de que adianta viver se é tarde demais para isso? Eu queria ter feito escolhas diferentes há muito tempo. Eu sabia de tudo isso e me recusei a ouvir. Talvez Jesus me salve”.

A Casa Internacional de Oração, esse grupo gigante e assustador que acolheu Deaton e sua turma como membros, se distanciou tão rápido de Deaton que basicamente rompeu a barreira do som. Mas, de acordo com a Star , parece que Tyler Deaton era bastante envolvido com o grupo de fanáticos religiosos homofóbicos apocalípticos.

Na segunda-feira, Allen Hood, presidente da Casa Internacional de Oração, disse em uma declaração que Deaton liderava o grupo independentemente e operava sob um “véu de sigilo”, embora seus membros frequentassem uma escola dirigida pela CIO. A declaração também se referia às “praticas religiosas perturbadoras” do grupo. Mas um folheto e um post no site mostram que em 4 de novembro, cinco dias depois da morte de Bethany, Tyler Deaton era “coordenador de departamento” na equipe administrativa dos grupos de amizade do CIO. O cargo não era remunerado, de acordo com uma pessoa que possui a mesma posição e esteve nos últimos três encontros com Deaton. De acordo com o site da CIO, grupos de amizade se reúnem semanalmente. Há mais de 80 grupos do tipo, e Deaton estava entre um dos seis coordenadores de departamento.


A CIO não é só uma organização religiosa meio biruta que odeia Os Gays e acha que abortos podem causar tornados que se reúne em uma galeria comercial no Kansas — eles tem um alvo político. No ano passado, o governador do Texas Rick Perry declarou 6 de agosto como “dia de oração e jejum”, e estreou a data com um evento chamado A Resposta — um comício evangélico enorme organizado pela CIO e outros grupos evangélicos similares. Mike Bickle, um dos fundadores da CIO, foi o mestre de cerimônias do evento. Mike Bickle também acha que a Oprah é unha e carne com o Anticristo. Bem dentro da casinha esse Mike aí. A CIO também é afiliada com a Associação da Família Americana, e com o pastor extremamente anti-gays Lou Engle.
A Casa foi acusada de promover comportamento de culto no passado, e lá pelo fim de dezembro deve receber mais um comício de oração, no qual são esperadas 25 mil pessoas.
Micah Moore foi acusado de assassinato em primeiro grau pela morte de Bethany Deaton, mas Tyler Deaton não foi acusado de nada até então. Ninguém foi acusado por conta dos ataques sexuais.


0 comentários: