domingo, 23 de dezembro de 2012

A condenação de José Dirceu foi por motivos políticos, futuro histórico do julgamento dirá

A condenação de José Dirceu foi por motivos políticos, futuro histórico do julgamento dirá


Também para a história
Três executivos do BB, nomeados no governo FHC, foram excluídos do processo do mensalão
OUTRAS PECULIARIDADES, além das dimensões e da fartura de condenações, confirmam o peso histórico atribuído com antecedência ao chamado julgamento do mensalão, também referido com frequente ironia como ação penal 470.
É possível que já houvesse, entre os julgadores e entre os julgados, personagens mais cedo ou mais tarde destinados à história, e outros aos buracos de todas as memórias. O julgamento igualou-os, mas ficou a injusta recusa a três pessoas de passarem também à história.
Documentos comprovam as assinaturas e rubricas de quatro representantes do Banco do Brasil, dois diretores e dois gerentes executivos, nas transações com a DNA de Marcos Valério em torno da Visanet. Incluído na ação penal 470, porém, foi um só. Os três restantes foram deixados para processo comum, de primeira instância, com direito a todos os recursos às instâncias superiores, se condenados, e demandas de defesa. Ou seja, possibilidade de sucessivas defesas e múltiplos julgamentos. Direito não reconhecido aos julgados no Supremo Tribunal Federal, por ser instância única.
Os três barrados da história têm em comum o fato de que já estavam nos cargos de confiança durante o governo Fernando Henrique, neles sendo mantidos pelo governo Lula. E, em comum com o condenado pelo STF, terem os quatro sempre assinado em conjunto, por norma do BB, todas as decisões e medidas relativas ao fundo Visanet. Dado que uma das peculiaridades do julgamento foi o valor especial das ilações e deduções, para efeito condenatório, ficou liberada, para quem quiser, a inquietante dedução de tratamento discriminatório e político, com inclusão nas durezas do STF apenas do diretor definido como originário do PT.
O benefício desfrutado pelos três não foi criado pelo relator Joaquim Barbosa, que o encontrou já na peça de acusação apresentada pelo procurador-geral Roberto Gurgel, e o adotou. Um dentre numerosos problemas, sobretudo quanto a provas. Por exemplo, como registrado a certa altura do julgamento nas palavras bem dosadas de Marcelo Coelho:
"O ponto polêmico, na verdade, recai sobre a qualidade das provas para incriminar José Dirceu. Não houve nenhum e-mail, nenhuma transcrição de conversa telefônica, nenhuma filmagem, provando claramente que ele deu ordens a Delúbio Soares para corromper parlamentares".
A condenação de José Dirceu está apoiada por motivos políticos. E, à falta das provas cabais para condenação penal, forçosamente originada de motivações políticas. Bastará, no futuro histórico do julgamento, para caracterizá-lo como essencialmente político. Caracterização que se reforça, desde logo, pelo tratamento amigável concedido ao mensalão precursor, o do PSDB, de 1998 e há 14 anos acomodado no sono judicial.
E caracterização outra vez reforçada pela incontinência do procurador-geral Roberto Gurgel, com seu pedido de prisão imediata dos réus condenados sem que representem perigo e sem que o processo haja tramitado em julgado. A busca de "efetividade" da ação judicial, invocada pelo procurador-geral para o pedido negado por Joaquim Barbosa, ficaria muito bem no caso em que se omitiu, com explicação tardia e insuficiente.
Houvesse, então, o apego à efetividade, o Ministério Público estaria em condições de evitar a enrolação de negociatas que usa Carlos Cachoeira como eixo, inclusive no Congresso.
No primeiro dia do julgamento, o relator chamou o revisor de "desleal", por manter a opinião que o relator abandonou. No segundo, o revisor foi posto pelo relator sob a insinuação de ser advogado de defesa do principal acusado, Marcos Valério. E de destrato em destrato até o fim, o julgamento criou mais uma inovação inesperada para destacá-lo nos anais.
FSP

9 comentários:

Anônimo disse...

Apprеciate this post. Will tгу it out.


My page - V2 Cigs Reviews
my web site - www.hollandenetwork.com

Anônimo disse...

Vегy soon this web page will be famouѕ аmong all
blogging pеople, due tο it's fastidious posts

My blog post: please click the following web site

Anônimo disse...

Eхpeгienced mу Greensmoκe ecig regarding 4 weeks in
the ρast now anԁ havе not had а гeal cig or гoll-uρ sincе, juѕt befoгe
і bοught it' did some investigation on the net to find out what ecig has been the best to get, very happy i obtained this one, arrived through the publish 3 days once i ordered this, took me a day or two to get accustomed to the flavor just as it does if you've еvег switchеԁ mаnufаcturers of
genuinе cigѕ, i οnlу obtaіned the small battery one
howeνeг іt hаѕ nеνer cοme
tο аn end when і posseѕs needed
this, i just dеmand іt eаch morning
and that's me personally set for all day every day, i can't гeсommend it еnough, greаt tіny device.


Here iѕ my wеb blog ... http://spontitreff.de

Anônimo disse...

The repоrt proviԁeѕ ѵerified useful to
myself. It’s very helpful and yοu're simply certainly extremely well-informed in this region. You have popped my eye for you to numerous views on this specific subject together with intriquing, notable and reliable content material.
Take a look at my weblog : buy clonazepam

Anônimo disse...

My develοper is trуing to convinсе
mе to moѵе to .net from PHP.

ӏ have аlwаyѕ disliked the ideа because of
the expеnses. Βut he's tryiong none the less. I'νe bеen using WorԁPгess on numerous websiteѕ
fог about а yeаr and am wоrrіed аbοut swіtching to another platfогm.
I have heаrd very good things abοut blogengine.
net. Is there a way I can trаnsfer all my ωordрreѕs content intо іt?
Any help wοuld bе grеatlу appreciateԁ!


My ωeb-sitе; V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Hi therе! This post could not be written any bеtteг!
Rеadіng through this post reminds me οf my
preѵiοuѕ room matе! He аlwаys κept talking about
this. I will forward this аrticle to him. Prеtty sure he will hаѵe а
good rеad. Many thаnks fоr shaгing!


My blog - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

When I originally commentеd I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and now each time a comment іs
аddеd I get three еmails with the same
comment. Iѕ there anу way уоu can remove
peoplе fгom that servісе?
Thank you!

Reviеw my web-site :: Full Article

Anônimo disse...

I think this is among the most vital information fοг me.
And i am glad гeading your articlе. Вut want tο гemаrk on
somе general things, The webѕite style is perfect,
the articles is rеally excellent : D.
Goоd job, cheers

Looκ into my sitе - please click the following internet site

Anônimo disse...

For other individuals, the discomfort will come on
gradually and builds steadily. Chiropractic remedies will
assist the body to recover by itself.

Here is my homepage ... flex mini