terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bizarrice: "Game de bebês" em vez de irem para o “paredão”, os bebês candidatos à saída, vão para o “chiqueirinho”

Bizarrice: "Game de bebês" em vez de irem para o “paredão”, os bebês candidatos à saída, vão para o “chiqueirinho”

A maternidade no chiqueirinho

Infância Livre de Consumismo

Imagine um reality show com bebês. Uma espécie de versão baby de programas como “Big Brother Brasil” e “A Fazenda”. Imaginou? Pois não é imaginação. A bizarrice existe mesmo, chama-se “Game de Bebês” e é veiculada diariamente no programa Mais Você, da Rede Globo. A semelhança com os reality adultos impressiona: tem confinamento, provas e eliminação. Neste caso porém, em vez de irem para o famigerado “paredão”, os candidatos à saída, vão para o “chiqueirinho” – apetrecho conhecido por mães, avós e babás por confinar e conter os corpos curiosos dos bebês – é o confinamento dentro do confinamento.
Obviamente, cada participante traz uma mãe acoplada a si. Ou melhor, cada mãe traz um participante acoplado ao peito.  Como se não bastasse a quebra das rotinas individuais dos bebês, o monitoramento constante das câmeras, e o estresse advindo disso tudo, os produtores da atração, recheiam-na de merchanding. Fato este que nos leva a desconfiar de todas as orientações pedagógicas ou nutricionais dadas pelos “especialistas” convocados.
Nesta segunda-feira, 3/12, o cúmulo da indignação na web foi quando MARCELO BUENO, um <<“educador”>> , listou uma série de desinformações em relação ao desmame, enquanto muitas das mães choravam. Ele disse que elas só precisavam de um incentivo e enfatizou a pérola: “ Eu aconselho a colocar uma data e não voltar mais atrás depois que tomar a decisão”. Orientação tão absurda quanto mandar passar qualquer coisa amarga nos mamilos ou colocar um medicamento para que os bebês desistam de mamar. Em um programa patrocinado por anunciantes ávidos de lucros, não nos espanta que desejem que estes bebês façam, o quanto antes, parte do rol de consumidores de fórmulas e afins. Uma das mães, claramente, não deseja desmamar a filha, mas não duvido que o anunciante de lácteos a convença a fazer isso.
Dr.  Sears, uma autoridade em amamentação, diz o seguinte: “Não limite a duração da amamentação a um período pré-determinado.  Siga os sinais do bebê. A vida é uma série de desmames, do útero, do  seio, de casa  para a escola, da escola para o trabalho. Quando uma criança é forçada a  entrar em um estágio antes de estar pronta, corre o risco de afetar o  seu desenvolvimento emocional”.
Isso vai contra tudo o que o “educador” do programa instruiu, em termos de  desmame, pois não há uma idade limite para tal: os sinais devem partir do  bebê, e o processo NUNCA deve ser abrupto (seria o mesmo que exigir que o bebê  ande ou fale da noite para o dia). Mais: não há nenhuma comprovação de que a amamentação depois de certa idade seja prejudicial às crianças.
Segundo diversas teorias, o período natural de amamentação para a espécie humana seria de 2,5 a 7 anos. Atualmente, a Organização Mundial da  Saúde RECOMENDA aleitamento materno POR DOIS ANOS OU MAIS, devendo ser exclusivo nos primeiros seis meses. Os participantes do programa são ainda bebês, o mais velho tem 1 ano e 8 meses, e a maioria tem menos de 1 ano e meio. Será que já podemos dizer que a orientação deste “educador” é absurda e irresponsável?
Os argumentos usados são claramente manipuladores de opinião, tais como: “desmamar é ajudar os filhos a crescerem”. Ou ainda, “é dificil falar: você cresceu?”. Esses argumentos colocam as mães como dependentes dessa relação, fracas e inseguras, que não querem que os filhos cresçam. E define limites determinando que “já que estao todos andando, hora de acelerar a questao do desmame”.
Outra queixa constante se refere à “nutricionista” do programa, que planejou uma dieta contendo açúcar refinado, desobedecendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Além disso, a profissional também prescreveu um complemento lácteo, indicado apenas para crianças acima dos quatro anos, nunca para bebês de menos de dois. Pior para a saúde pública: desmame precoce e dieta açucarada! Perguntamos: a quem buscamos para que este programa seja responsabilizado por tanta orientação nociva à saúde infantil?Dá uma olhada nesta “corridinha com os bebês” (oi?):
O joguinho, que deve estar sendo assistido por milhões de mães, desrespeita a infância: além de incentivar o desmame precoce e publicar cardápios contendo açúcar, recomenda o método de “deixar chorar” e tenta apressar o desenvolvimento infantil. Os “profissionais” escolhidos demonstram saber muito pouco sobre as reais necessidades dos bebês e entender muito sobre como agradar anunciantes.
Na semana passada, enviamos a denúncia a uma ONG e uma advogada para saber se existe um caminho de denúncia, mas até agora não acharam um meio para retirar o programa do ar, ou pelo menos evitar que informações que prejudiquem a população brasileira sejam disseminadas.
Num país em que liberdade de imprensa serve apenas para poucas famílias dizerem o que quiserem sem contraponto, nós, do Infância Livre de Consumismo, podemos apenas usar os nossos canais e as nossas vozes maternas para mostrar a nossa indignação na esperança que algum dos pais, separados da sua mulher e do seu bebê fechem os olhos para o prêmio em dinheiro e para a fama e saquem-nas de lá!
Para nós, que lutamos por regras mais rígidas para a publicidade dirigida à criança, esta é mais uma prova de que sem uma regulação e sem um controle mais eficiente, os veículos de comunicação e os anunciantes são capazes de deitar e rolar sobre a população brasileira. Disseminam ideias sem contraponto, capazes de não apenas prejudicar as famílias que optaram por se submeter a isso, mas também – e especialmente, as famílias que dão audiência e, por falta de informações melhores, serão influenciadas pelas doutrinas pregadas no programa, para o bem dos lucros dos anunciantes.  É frustrante que não tenhamos a quem recorrer!
Pelo visto, o Game dos Bebês é mais um daqueles programas de entretenimento, concebido para anunciantes ávidos por vender para mães e seus bebês, já encarados como consumidores. Para nós quem devia ir para o chiqueiro são os produtores e patrocinadores deste desserviço.


7 comentários:

Ana Caroline disse...

Kkkkk. Pelo amor do Pai! Que publicação HIPER EQUIVOCADA é essa? Primeiro, vou falar sobre o que mais me impressionou: "A corrida com os bebês"? Bom, se você não sabe, essa corrida foi feita com bonecos, isso foi avisado e mostrado.
O cardápio não contém MUITO açúcar. Mas todos nós precisamos de açúcar. Claro, que não exageradamente. O que também não consta esse exagero, aqui falado, no cardápio.
Todos os profissionais são confiáveis (a Rede Globo não iria dar tamanha 'mancada'.. Ainda mais a Globo que não fala nem de outras emissoras naturalmente)..

Bem, além de outros comentários que prefiro nem falar.. não valem a pena! Não vou obrigar ninguém a retirar a publicação, quem sou eu para fazer isso. Só estou expondo minha opinião.

Mas, é uma pena ter pessoas, não só desinformadas, mas também infelizes com tudo.

Agradeço a oportunidade.

Anônimo disse...

Bom ao meu ver as pessoas entendem apenas o que elas querem entender, em nenhum momento ouvi o Educador falando que a amamentação é prejudicial depois que o bebe anda, ele apenas enfatizou que, se a amamentação perder seu enfoque ou seja, nutrir/alimentar seu bebe, seria hora de repensar o desmame para que a criança possa assimilar o ato de dormir de forma natural e que nao preciso de um peito para isso, vejo que muitos nao sabem/souberam interpretar o que ele quis dizer, a amamentação deve servir como fim nutricional e nao como uma chupeta, ou um tranquilizador, ou referencia para dormir. A respeito do game , nao acho tudo isso nao de bizarrice, as mães ali sabem o que esta rolando, qdo viajamos tambem nao estamos dentro do nosso convivio rotineiro, e os bebes nao percebem que tem cameras porque sao bebes, e nao seremos hipocritas de dizer que nao participariamos pois quem nao iria a um game disputar um valor de 100 mil reais??

Anônimo disse...

Hi superb website! Doеs runnіng а blog similar to thiѕ take a massiνe аmount wοrk?

I havе viгtually no understаndіng of сomputeг progгamming but I wаѕ hopіng to
start mу oωn blog soоn. Anуways, if you have anу suggеstions or tесhniquеs for neω blog owners рlease ѕhаге.
I knoω this is off topіc but I juѕt
had to aѕk. Many thаnks!

Hеre iѕ my web-ѕite; www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

http://www.gryziko.pl Zobacz swe mapy w grach przez internet, iz grasz. Zrozumienie obszar wydaje sie byc bardzo wazne zwyciestwo. Dokad sa najlepsze obszaru, z którego sie ukryc oraz zasadzki przeciwników? Dokad mozna zrobic skróty do zostawiaja lepsze sytuacje strategiczna? Tenze typ madrosci zapewnia znaczaca dominacje strategiczna. Nie zaakceptowac doceniac taktyke tlumienia ognia bedac internetowego shooter. Jesli grasz w zestawy, posiadajac poszczególnego zawodnika jedynie obejmujace teren sposród zywym ogniem jego koledzy sposród ekipy zapewnia ogromna okazje podkrasc sie do odwiedzenia nieprzyjaciela albo co najmniej lepiej sytuacje strategiczna. Pracujac wspólnie, w jaki sposób jest to rzeczywiscie byc moze powiekszyc wlasne wygrane. Jesli grasz przy gry sportowe, zas nie zaakceptowac masz zadnego doswiadczen sposród nim, ulokowac stopien trudnosci na debiutanta. To wspomoze Tobie wyjsc na unikalnych cech zabawy oraz nauczyc sie poruszac w polu. Jesli zostanie ustawiona wyzej niz, ze wydaje sie byc mozliwe, zeby niepokoic oraz nie istnieje jakiejkolwiek badz rozrywki. Rób pospolite przerwy, kiedy grasz gry internetowego, ze nie mozna wydobyc sie na osobnosci od momentu. Faktycznie mozna sie uzaleznic od momentu konsol przy niepomyslny srodek, jezeli nie zaakceptowac krok od czasu do czasu. Trening zabawy oraz odtwarzanie go powinna byc zabawa. Jesli masz wrazenie, ze jestes uzalezniony od momentu funkcjonowania, a jest to trwa dzieki swoje zycie, trzeba pogadac z lekarzem na temat tymze. Jesli grasz shooter, by wielu z Twych zdjec faktycznie liczyc. Wielu zawodników poczatkujacych zrobic niedobór wylacznie sciskajac za spust oraz wypuszczano runde na rundzie. Niebawem mozesz pusty i nic nie wskazuje na jest to. Zamiast oczekiwac dzieki prawidlowy strzal oraz cierpliwosci dzialalnosci powszechnej. Mozesz nagrodzony. Kiedy kupic uzywane rozrywki [url=http://www.gryziko.pl]gry[/url] online, nalezy zawsze zbadac plyte poprzednio wyprzedaja gryzie do odwiedzenia Ciebie. Dojazd do odwiedzenia domu, by zostac poinformowanym, iz rozrywka wydaje sie byc porysowana i nie odrabia wydaje sie byc ból. Bedziesz tracic okresu oraz gaz wraca do odwiedzenia sklepiku. Oraz, mozna tylko byc mógl powrócic kredytowej sklepiku i owo moze byc wyjatkowy egzemplarz posiadali. Upewnij sie, ze zdobycie dobrej kopii. Luksus wydaje sie byc kluczem. Nic nie przynosi szkody sesje gry maraton predzej niz ciasnym reka. Kilka pomocniczych dolarów zakupic wygodne myszy (lub kontroler, jesli gra dzieki konsoli) istnieja warte lokaty. Duzo sklepików ma placówek demonstracyjnych, ze mozna spróbowac, wiec korzystac sposród okazji, aby znalezc myszy lub kontrolera, jaki dopasowuje sie do odwiedzenia dloni doskonale. Znajdz najwazniejsza oferte na rzecz komputerów przez internet poprzez internetowe wyszukiwarki. Sporo razy, jest to najlepsze polozenie, zeby w zabawy internetowego wyjawszy rozbijania banku. Zdolasz otrzymac gre, w sensie technicznym po prostu jak oryginalny, wyjawszy oryginalnej wartosci. Rozrywki moga byc drogie, zas owo najkorzystniejszy sposób w zaoszczedzenie gotówki na tych propozycji. Jezeli czujesz, kiedy push up, powinno sie faktycznie, patrzac w dól, natomiast pózniej sprowadzic osi w ustawieniach sterowania. Niektóre osoby ludzie po prostu nie zaakceptowac odczuwam sie inspekcje osi beda odpowiednie, kiedy przyjmuja gry przez internet. To jest proste do odwiedzenia hodowli. Wiele konsol przynosi mozliwosc odwrócenia systemy inspekcji przy rozkladzie rejonie. Sprzedac swoje uzywane gry dzieki zakup oryginalnych lub oryginalnych dla ciebie rozrywki. zabawy internetowego nie zaakceptowac istnieja niedrogie, zas niektóre sposród nich nie zaakceptowac posiadasz zadnego pozytku wedlug pokonac. Badz doswiadczenia i odszukac sklepiki, jakie kupuja wykorzystywane zabawy. Sklepy te sa albo oplacac w gotówce albo kredytu sklepiku. Jest to umozliwia otrzymac rozrywki pragniesz, nie wydajac duzo kasy.

Anônimo disse...

Ηello thеrе, јust beсame аωare of your
blοg through Google, аnd founԁ
that it iѕ rеally іnformаtivе.
I am going to ωatсh out fоr brussеlѕ.
I will be gгateful if уou contіnuе thiѕ іn futuгe.

Many ρeоple will be bеnеfited fгom your ωriting.
Chеerѕ!

Cheсk οut mу blog ρost Www.Spacecadets.Org

Anônimo disse...

Haνe yοu evеr conѕiԁerеd
about аԁding а little bit moгe than just
уour artiсleѕ? I mean, what you say is fundamental
and everythіng. Βut thinκ about if yοu
added ѕοme great іmages or ѵiԁeo clips to give your posts morе, "pop"!
Your content is eхcellent but ωith imageѕ and νideos, this website could unԁeniably
be оne оf the bеst in its niche.
Goοd blog!

Herе iѕ my webpage: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

In fact ωhen sоmeоne ԁoeѕn't understand afterward its up to other visitors that they will assist, so here it happens.

Look into my web blog :: www.storm2k.org