sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

É preciso, é necessário, gente: Abaixo-assinado Repúdio ao Game de Bebês, do Mais Você - Rede Globo

Devo confessar que até agora da manhã eu não havia visto.E o que vejo? Mães tensas, nervosas com os seus bebês no colo (a musiquinha de tensão tocava bem baixinho), era noite que antecede a eliminação, chamada de chiqueirinho (horror). 
Juro que me espantei porque ver os  bebes dormindo no colo de uma mãe nervosa, apreensiva em uma situação de pura exposição pública por dinheiro, não para elas (a que "ganhar" levará um caramingá) para os patrocinadores e para Rede Globo.

Reação: INDIGNAÇÃO

Foi o que eu consegui ver, desliguei a TV

Bora assinara petição.


É preciso, é necessário, gente: Abaixo-assinado Repúdio ao Game de Bebês, do Mais Você - Rede Globo

Para: Rede Globo


O programa de televisão matinal “Mais Você”, apresentado todos os dias, exceto aos finais de semana, pela jornalista Ana Maria Braga, na Rede Globo, em tv aberta, vem transmitindo o quadro “Game de Bebês - Hipoglós Amêndoas”, que apresenta sete mães com seus bebês, parcialmente confinados em um espaço do programa, sendo que as mães com seus filhos dormem em hotéis, e vão para a casa do programa para participar das ‘provas’ propostas.

Como em um "Big Brother" infantil, as mães e seus filhos competem por um prêmio final, e são submetidas a competições, além de semanalmente serem expostas a uma eliminação, em que a dupla mãe/bebê escolhida pelo público é eliminada da atração.

Como mães, pais, profissionais da área e indivíduos que se preocupam e zelam pela preservação da infância e pelo respeito ao desenvolvimento infantil manifestamos nossa indignação com esta atração sensacionalista, que explora crianças como se fossem objetos de uso, transformando-as em propriedade a ser manipulada diante dos olhos coniventes da sociedade, em um programa matutino da rede de televisão mais assistida do país.

Além de submeter as crianças a um ambiente inóspito cercado de câmeras e controle e afastadas de todas as suas referências de afeto e segurança, a atração, que tem como parte de sua dinâmica criar um ambiente competitivo e estressante para as mães (o que, obviamente, afeta negativamente os bebês), conta com o apoio e a participação de profissionais que disseminam informações equivocadas e desatualizadas no que diz respeito à puericultura. Exemplo disso foi a fala do educador Marcelo Cunha Bueno a respeito do processo de desmame, recomendando a interrupção do aleitamento quando a criança começa a andar, contrariando a recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais.

Por meio deste manifesto, nós abaixo assinados repudiamos a postura desrespeitosa da Rede Globo, da produção do programa Mais Você, da empresa Procter & Gamble, patrocinadora da atração por meio da marca “Hipoglós Amêndoas”, e de todos os envolvidos nesta exploração cruel e inaceitável das crianças expostas no programa. Crianças não são objetos e não devem ser expostos em sua fragilidade natural. Crianças devem ser cuidadas e protegidas. Se não por seus pais, se não pela sociedade em que vivem, por quem?

Os signatários

Cique  e assine: Abaixo-assinado


0 comentários: