quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mães de homossexuais mortos sensibilizam pernambucanos contra a intolerância. Veja vídeo

Mães de homossexuais mortos sensibilizam pernambucanos contra a intolerância. Veja vídeo

by Diogo Carvalho


Foto de protesto no Centro do Recife
Grupo protestou no Centro do Recife. Crédito: Arthur de Souza/DP/D.A Press
Em meio ao intenso movimento da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, integrantes do movimento Mães pela Igualdade (grupo de mães que tiveram filhos ou filhas homossexuais assassinados por crimes de ódio motivados por homofobia) e jovens do Observatório Juvenil dos Direitos Humanos do Recife distribuíram uma carta à população e cartilhas alertando para a necessidade da punição dos crimes praticados por homofobia. Com o tema “Uma noite feliz sem homofobia”, o ato tem o objetivo de alertar a sociedade para a violência que está acontecendo contra os gays, lésbicas e travestis em todo o país.
Segundo o Movimento Leões do Norte, em Pernambuco, foram levantadas 31 mortes de homossexuais somente este ano. O caso mais recente apontado pelos militantes foi a morte do jornalista goiano Lucas Fortuna, 28 anos, assassinado na praia de Gaibu, Litoral Sul do estado. Apesar dos grupos gays afirmarem que se tratou de um crime homofóbico, os delegados Gleide Ângelo e Alfredo Jorge, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsáveis pelo caso, concluíram que se tratou de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte).
“Não podemos aceitar que nossos filhos e filhas continuem sendo assassinados e que esses crimes não sejam esclarecidos e os criminosos punidos. Também não podemos admitir que a polícia diga que os gays são responsáveis por facilitar os crimes cometidos contra eles. Estamos aqui para tentar mudar a visão do governo e da sociedade para com a comunidade LGBT”, destacou Eleonora Pereira, integrante do Mães pela igualdade e mãe do produtor cultural José Ricardo Pereira, assassinado em 2010, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, no crime de homofobia.
Quem passou pela Conde da Boa Vista aprovou o manifestação. “Acho muito importante esse tipo de ato. Todo mundo é igual e a violência está muito grande. As pessoas precisam se respeitar mais”, relatou a dona de casa Elisabete Carvalho. “O tema ‘Uma noite feliz sem homofobia’ é para alertar as pessoas que podemos ter um Natal feliz se esses crimes foram punidos com o rigor necessário. Esse ato será o útimo que faremos neste ano, mas teremos muitas outras atividades em 2013 para continuar lutando pelos direitos dos gays”, finalizou Eleonora Pereira.
Por Wagner Oliveira, do Diario de Pernambuco

0 comentários: