quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Paris: Prefeito condena manifestantes anti-gays a pagar por depredação

Paris: Prefeito condena manifestantes anti-gays a pagar por depredação

Nossos Tons

O prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, impôs uma multa pesada aos organizadores da marcha de oposição ao casamento do mesmo sexo no último domingo. A "March For All" atraiu cerca de 340 mil a 800 mil pessoas para a Champs-de-Mars e foi realizada para se opor a uma legislação que daria direitos de casamento e adoção para casais do mesmo sexo, na França.

Delanoe emitiu para os organizadores da marcha, uma fatura pesada de € 100.000 (R$ 83.000), a fim de cobrir os custos de restauração da grama no Champs-de-Mars, uma grande área verde pública perto da Torre Eiffel. Bertrand Delanoe, que é abertamente gay e um apoiador do casamento igualitário, pertencente ao Partido Socialista (PS) e é o prefeito de Paris desde 2001.

Xavier Bongibault, um dos organizadores da marcha e presidente do "Plus Gay Sans Marriage", um grupo LGBT que se opõe ao casamento do mesmo sexo, explicou que os manifestantes ficaram com raiva pela acusação, porque entendem que há motivação política na cobrança.

"Ele nunca faria isso se fosse uma manifestação pró-casamento gay", disse Bongibault.

"Ele tomou uma posição de militância em relação a nós. Ele próprio deu o seu aval para que a marcha fosse adiante."

Bongibault propôs que os manifestantes retornassem ao Champs-de-Mars para ajudar na limpeza, ao invés de pagar a taxa.

Os organizadores do protesto consideram a soma "enorme". "Se pagarmos, nós estaremos errados". Segundo eles, o evento teria custado entre 650.000 e 700.000, financiada principalmente por doações.

Apesar da marcha, o governo francês se comprometeu a seguir em frente com a legislação proposta.

Uma manifestação em apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e os direitos a adoção acontecerá no 27 de janeiro. Delanoe deverá comparecer ao evento.

0 comentários: