quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Anúncio da cerveja Devassa que associa perda de virgindade ao álcool vai ao Conar

Anúncio da cerveja Devassa que associa perda de virgindade ao álcool vai ao Conar

Migalhas

O que você está esperando para ter a sua primeira vez?" O slogan da campanha de carnaval da cerveja Devassa, associando perda de virgindade ao consumo de álcool, foi parar no Conar.
O filme em que um homem de 30 anos tem a sua "primeira experiência" ao lado da atriz Alinne Moraes já é objeto de processo no Conselho.
Já os cartazes da propaganda foram instalados depois em bancas de jornais, painéis e mobiliário urbano das ruas do Rio de Janeiro.
O porta-voz e assessor de imprensa Paulo Figueiredo argumentou que a única intenção do mote foi aliar a já conhecida irreverência das campanhas da Devassa ao estímulo para que as pessoas experimentem e apreciem o produto: “Como parte de uma mesma campanha, foram desenvolvidas diferentes peças. Entre elas: filme para TV, que relata a experiência do personagem fictício Deco Silva, com mais de 30 anos que decide experimentar pela primeira vez a cerveja Devassa. O mobiliário urbano, que complementa a mesma campanha, apresenta, conforme a legislação, apenas o produto, sem qualquer outro elemento visual, reforçando que o convite com a expressão ‘primeira vez’ refere-se à experimentação da marca. Todas as peças da campanha obedecem rigorosamente à legislação atribuída à categoria de cerveja, trazendo em destaque a frase de advertência: ‘Beba com respeito e moderação’", diz em nota.
Outros casos
Não é a primeira vez que uma campanha da Devassa foi objeto de análise no Conar. Em 2007, na representação 270/07, a partir de uma queixa de uma consumidora, a peça "Devassa - Um tesão de cerveja" foi suspendida. Um anúncio em revista trazia o texto "Antes de Cristo, alguns povos já faziam cerveja artesanal. Ainda bem que depois de Cristo inventaram o pecado" e a assinatura "Devassa. Um tesão de cerveja". Segundo a denúncia, a peça era inadequada pela referência à religião e frases de apelo à sensualidade. Tanto em segunda instância quanto na análise de recurso extraordinário, a decisão de sustar a campanha foi mantida.
Já em março de 2010, o Conar por iniciativa própria abriu representação contra a divulgação, dentro do site da cerveja Devassa, de concurso que pode estimular o consumo excessivo de álcool. "Lá promete-se premiação de R$ 3 mil a serem gastos na rede de cervejarias da marca." A fabricante da Devassa explicou tratar-se de um concurso cultural e que o prêmio poderia ser utilizado não só em cervejas, mas em qualquer outro alimento ou bebida disponíveis na cervejaria. No voto da relatora constava que "é claro que o público alvo dessa promoção são os bebedores de cerveja e que o intuito é que eles passem mais tempo dentro da cervejaria, que tem como produto principal as bebidas da marca aqui discutida", e foi acolhido por unanimidade, sustanto a promoção.
Ainda no mesmo período a campanha com a celebridade internacional Paris Hilton ("Bem gelada, bem loura, bem devassa" e "A Devassa nua e crua") teve diversas queixas no Conselho. A 6ª câmara manteve, por unanimidade, a recomendação de sustação das várias peças da campanha, incluindo os filmes para TV e anúncios de mídia impressa e internet, cuja veiculação fora interrompida por medida liminar. A denúncia contra os spots de rádio teve aceita a proposta de arquivamento. Os processos éticos insurgiram-se contra o apelo à sensualidade, sexismo, desrespeito à figura da mulher e também apelo excessivo de consumo. Um dos processos abrangia ainda a apresentação de frase de advertência fora dos padrões recomendados em anúncio de jornal.

0 comentários: