segunda-feira, 8 de abril de 2013

Após 20 anos, acusados pelo Massacre do Carandiru serão julgados

Após 20 anos, acusados pelo Massacre do Carandiru serão julgados

Brasil de Fato

Os primeiros 26, dos 79, réus acusados pela morte de 111 presos no massacre irão a julgamento nesta segunda (8); na foto, cena do filme "Carandiru", de 2003 
Os primeiros 26, dos 79, réus acusados pela morte de 111 presos no “Massacre do Carandiru” irão a julgamento nesta segunda-feira, dia 08 de abril, no Fórum Criminal da Barra Funda, às 10 horas.
A chacina promovida pelo Estado ocorreu no dia 2 de outubro de 1992 na Casa de Detenção de São Paulo e teve início após uma briga entre presos no Pavilhão 9. Após mais de 20 anos, ninguém foi condenado. Previsto para o dia 28 de janeiro, o novo prazo foi dado pela Justiça para que o Instituto de Criminalística de São Paulo pudesse dar um parecer sobre a perícia balística a partir das armas utilizadas pelos policiais na ocasião.
Após todo esse tempo, muitas questões sobre o massacre ainda precisam ser levantadas. Como estão os familiares dos presos hoje em dia? O sistema prisional brasileiro continua matando? Quem treinou essa polícia que extermina as pessoas que se encontram sob a custódia do Estado?
A Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA e a Comissão de Direitos Humanos recomendam à República Federativa do Brasil, dentre outras observações, que “seja realizada uma investigação completa, imparcial e efetiva a fim de identificar e processar as autoridades e funcionários responsáveis pelas violações dos direitos humanos. (...) Adotar as medidas necessárias para que as vítimas dessas violações e suas famílias recebam adequadas e oportunas indenizações. (...) E desenvolver políticas e estratégias destinadas a descongestionar a população das casas de detenção, (...) e oferecer treinamento especial para o pessoal carcerário e policial”.

0 comentários: