quarta-feira, 22 de maio de 2013

Paes proibirá aulas na UERJ como fez com as vans para prevenir estupros?: Aluna da Uerj denuncia estupro corretivo

Paes proibirá aulas na UERJ como fez com as vans para prevenir estupros?: Aluna da Uerj denuncia estupro corretivo  

Aluna da Uerj denuncia estupro corretivo em estacionamento durante chopada

Brasília em Pauta

Crédito : Divulgação/UERJ
A polícia do Rio de Janeiro investiga uma denúncia de estupro corretivo no estacionamento do campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio (Uerj), no dia 11 de maio, durante uma chopada em recepção aos calouros. De acordo com Izadora Feldner, ativista do Coletivo das Mulheres, do movimento feminista dentro da faculdade, uma estudante, que já prestou depoimento na 18ª Delegacia de Polícia, na Praça da Bandeira, foi estuprada por outro aluno, que disse que ela “ia aprender a gostar de homem”. As informações são do jornal O Globo. 

Segundo a ativista, a vítima havia ficado com um rapaz e depois com uma menina na festa. Já Thaiana Lima, também do Coletivo das mulheres conta que a aluna agredida tinha marcas no pescoço e no braço após o estupro. 

“Pelos relatos que recebemos, ela ficou com um menino na festa e depois com uma menina. Quando este menino a viu com outra pessoa, foi atrás dela na hora em que ela foi fazer xixi atrás de um carro no estacionamento e disse: “agora você vai aprender a gostar de homem” e a estuprou”, conta Izadora.

De acordo com informações de Fábio Barucke, delegado-titular da 18ª DP, onde o caso está sendo investigado, a vítima será chamada para prestar novo depoimento e imagens de câmeras de segurança da universidade serão solicitadas. Já a assessoria de imprensa da Uerj informou ao jornal O Globo que foi aberta uma sindicância e que a universidade irá apurar os fatos. 

Aumento – Segundo o jornal, o estado do Rio teve no primeiro trimestre de 2013 um aumento de 405 casos de estupro em relação ao mesmo período no ano de 2012, um crescimento de 36%. No ano passado foram registrados 1.908 casos; em 2013, 1.503. Em janeiro e fevereiro de 2013 houve 22 casos a mais, em cada mês. 

Já no período comparativo do mês de março, de 2012 para 2013 foram 48 crimes de estupro a menos. No interior do estado o aumento ocorreu nos três meses. No primeiro trimestre de 2013, esta região teve 23% a mais de casos (92). Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP). 

Diversos casos recentes do Rio de Janeiro tiveram grande repercussão, como o da turista estuprada em uma van e da mulher violentada durante um assalto a ônibus.

0 comentários: