domingo, 30 de junho de 2013

"Sabe o que acontece quando todo mundo fala ao mesmo tempo e reivindica muitas coisas? Nada!"

"Sabe o que acontece quando todo mundo fala ao mesmo tempo e reivindica muitas coisas?
Nada!"

Ei, gigante, acorda!

Livan Pereira

Historicamente as sociedades tendem a evoluir, pois tal qual os vinhos, quanto mais velhos (ou experientes) ficamos, menos erros cometemos, contudo, em se tratando do Brasil, parece que a gente não aprendeu nada com os acontecimentos passados.

Exemplo claro dessa imaturidade politica foram as recentes manifestações que eclodiram por todo o país. Quem assistia pela tv imaginava que tudo estava perfeito, pois milhares de pessoas estavam reunidas lutando por um país melhor, mas bastava chegar mais perto para perceber que as coisas estavam bagunçadas. Parecia reunião de condomínio, todo mundo falando ao mesmo tempo e ninguém se entendia nada. Uns queriam a redução da tarifa do transporte público, outros a gratuidade, adiante um grupo pedia mais respeito com os homossexuais, ao lado deles um pessoal gritava "abaixo a PEC 37" e, um pouco mais pro lado, alguns radicais proferiam palavras de ordem contra o imperialismo e de dentro da Starbucks da avenida Paulista senhores trajados com finos ternos italianos gritavam: é isso aí!

Sabe o que acontece quando todo mundo fala ao mesmo tempo e reivindica muitas coisas?
Nada!

Engana-se você que pensa que foi uma tremenda vitória alguns prefeitos voltarem atrás dos aumentos ou que a rejeição da PEC 37 demonstra o poder que o povo tem. Todo avanço e toda conquista ainda que mínima é valida, mas foi pouco, muito pouco. Nossos protestos foram desmedidos, milhões foram as ruas lutar por centavos, quando na verdade deveríamos brigar por milhões. Nós estamos usando canhões para matar formigas.

Existem PECs mais importantes que essa, um exemplo é a PEC 208 do falecido deputado Clodovil Hernandes que reduziria em mais de 50% o número de deputados e traria uma economia gigantesca para os cofres públicos. Sem desmerecer nenhuma bandeira, mas isso sim é importante, só que neste momento o governo nos dá uma PEC qualquer pra gente pensar que tem poder, abaixa a pasagem em vinte centavos e a gente pensa que evoluiu, quando na verdade continuamos do mesmo jeito e no mesmo lugar.

O gigante acordou, foi pra rua, fez barulho e agora já esta se recolhendo aos seus aposentos novamente, pois quase todos somos egoístas e a cada pequena conquista, um grupo sai da briga, pois ao contrário do que diziam os cartazes, as pessoas não estavam lutando por um Brasil melhor, elas lutavam por vantagens pessoais. Desafio você a encontrar um membro do Ministério Público nas passeatas depois que derrubaram a PEC, baixou a passagem do metrô tantos outros deixaram as ruas.

E pra finalizar, eu digo que erramos muito nestes novos protestos, pois enquanto nossos pais ou avós, que lutaram contra a ditadura militar cantavam Chico Buarque e Geraldo Vandré, hoje a gente canta a música da propaganda de uma marca de carros.

Ei, gigante, acorda!

.

0 comentários: