sábado, 13 de julho de 2013

Alô, MP! Que empresa é essa, minha gente?: Xenofobia descarada e nojenta

Alô, MP! Que empresa é essa, minha gente?: Xenofobia descarada e nojenta

A internet e o preconceito

por: 

Já li que, na internet, as pessoas “se soltam” mais porque não existe a presença do interlocutor cara a cara. E, por isso, falam (escrevem) o que normalmente não falariam numa conversa ao vivo. Acredito nisso. Mas e no caso de uma empresa? Dá para entender uma postura agressiva, indelicada com um cliente? Eu não entendo. Mas isso vive acontecendo. Pior é que quem está por trás do teclado, representando a empresa, parece que surta e começa e escrever impropérios e a vomitar todo tipo de preconceito.
Um exemplo recente aconteceu no site Reclame Aqui. Um assinante em Aracaju da empresa Minas Mais Telecom – que oferece serviço de provedor de internet no Sul, Sudeste, Nordeste e parte do Centro-Oeste – reclamou do serviço da companhia. Disse que “praticamente toda semana tem um problema diferente que gera transtorno para os assinantes”.
Ainda segundo o cliente, “os problemas são recorrentes”. No texto da reclamação, postado na última quarta-feira (10), ele afirma que liga para o suporte e geralmente não é atentido ou é informado que o atendimento é só até as 11h.
“Estou cansando de pagar por um serviço continuo e sempre ficar na mão quando mais precisamos, essa semana fiquei sem internet no período de 05/07/2013 ate hoje pela manha 10/07/2013, sendo que neste mesmo mês ja passei dias sem o serviço, total falta de respeito e credibilidade dos serviços prestados por esta empresa aos seus consumidores”, finaliza o cliente.
Pois bem, a Minas Mais respondeu no dia seguinte. Mas a resposta é inacreditável! Fiquei passada com tamanho preconceito ao ler. Vejam só:
Resposta da Empresa Quinta-feira, 11 de Julho de 2013 – 11:23
“Pois é, infelizmente esta localidade estamos com sérios problemas, com pessoal mesmo, parece cultura do pessoal ai, ser irresponsável, sem comprometimento e irresponsaveis. Quando comparado as demais regiões do país, temos sérios problemas no nordeste, o nordestino tem isto mesmo, de não gostar de trabalhar, de não ter responsabilidade, de ser o que são, irresponsáveis, preguiçosos, eles não respeitam nem os conterrâneos deles, pois, se respeitasse não teríamos tantas reclamaçoes. Encaminhei para o responsável para tentar solucionar. Mas a providencia mais sensata a MinasMais esta tomando, que é mandar GENTE daqui do sul e sudeste para trabalhar ai, pois ai, meu caro cliente, ai não se arranja GENTE que preste para trabalhar. Grato”
Resposta da empresa. Crédito: Reprodução da InternetAbsurdo, não?
O cliente rebateu a resposta da Minas Mais. E finalizou assim: “Caso você não peça desculpas pela besteira que falou sobre nordeste, irei publicar nas mídias e redes sociais o tipo de pessoas preconceituosas que estão representando esta empresa.”
Veio a tréplica da empresa:
“Não so retirarei, como reafirmo, a falta de comprometimento, a falta de irresponsabilidade do nordestino. Ai foi são joao, eles simplesmente deixaram de trabalhar por 20 dias, um bando de [editado pelo Reclame Aqui] e vagabundos.
Esta revolta se dá, porque já passamos 176 funcionários apenas neste provedor de Aracaju-se. O que esta sendo feito é mandar daqui, pessoas dignas, responsáveis para tomar conta das aplicações no nordeste, foi apenas assim que conseguimos equilibrar as operações. Por favor, faça a divulgação, para que eles acordam, eles percebam que precisam de trabalhar, e não ser a escoria do país… quem sabe eles não viram gente de verdade e lutem para um país mais rico, e não um pais de vagabundos, festeiros, que não tem comprometimento com nada. Grato”
Que empresa é essa, minha gente? Fui pesquisar outras reclamações contra a Minas Mais no site. Não são muitas, mas estão lá. Uma, de dezembro do ano passado, também falava sobre a qualidade do serviço. A resposta de um diretor foi esta: “Procure outro provedor se esta insatisfeito.”
Será que o Código de Defesa do Consumidor não ajudaria? Se bem que, no caso desta empresa, caberia a abertura de uma ação penal por crime de racismo. Alguém lembrou do caso da estudante de direito Mayara Petruso, aquela que disse que nordestino não é gente e soltou a pérola “Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”? Eu lembrei.


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