segunda-feira, 8 de julho de 2013

Perdeu, babaca!:Campeã em Wimbledon responde ao sexista dizendo que não sonhou ser modelo e sim em conquistar o título

Perdeu, babaca!: Campeã em Wimbledon responde ao sexista dizendo que não sonhou ser modelo e sim em conquistar o título

Gafe "sexista" de apresentador sobre tenista pressiona a BBC 

Apresentador fez comentários sobre Marion Bartoli, que venceu a edição deste ano do torneio feminino de Wimbledon


A tenista francesa Marion Bartoli venceu a edição deste ano do torneio feminino de Wimbledon.
A tenista francesa Marion Bartoli venceu a edição deste ano do torneio feminino de Wimbledon
Londres - A emissora de televisão britânica BBC está sob pressão para agir contra um de seus mais famosos apresentadores esportivos por comentários a respeito da aparência da francesa Marion Bartoli, que venceu a edição deste ano do torneio feminino de Wimbledon.
No rádio, John Inverdale perguntou aos ouvintes antes da final de Bartoli contra a alemã Sabine Lisicki se as pessoas achavam que o pai dela lhe havia dito que precisaria trabalhar mais duro pelo sucesso porque nunca seria bonita como Maria Sharapova.
A BBC, empresa que recebe financiamento público, pediu desculpas pelos comentários, após uma onda de protestos no Twitter e admitiu que a observação foi "insensível".
Inverdale disse no domingo que escreveu para Bartoli pedindo desculpas e disse aos ouvintes antes da decisão masculina deste domingo que usou uma "frase equivocada" a respeito da francesa para apoiar o argumento de que nem todas as jogadoras precisam ser "atletas amazonas e altas".
O pedido de desculpas do homem de 55 anos, que apresenta pela BBC desde os anos 1980, não conseguiu acalmar a fúria que o seu comentário causou 24 horas antes e a falta de providências da BBC.
"Isso é apavorante. O tênis é um dos esportes mais ofensivos em termos de foco na aparência das atletas femininas. A BBC precisa fazer alguma coisa", disse Sue Tibbals, chefe-executiva da Fundação Feminina de Esportes e Boa Forma, à Reuters.
"Eu acho a Bartoli absolutamente inspiradora, tão espirituosa e corajosa, e ela não merece esses comentários absurdos. Não é a primeira vez que esse apresentador fala isso".
A BBC não foi imediatamente capaz de comentar se alguma medida será tomada contra Inverdale, ou mesmo se há uma investigação.
Bartoli, 28 anos, ganhou a admiração da Quadra Central no sábado ao vencer o seu primeiro título de Grand Slam contra Lisicki, 23 anos, e receber 1,6 milhões de libras de premiação.
A francesa, ao comemorar o feito de ser a primeira francesa em sete anos a conquistar Wimbledon, minimizou os comentários de Inverdale.
"Honestamente, não importa. Sim, eu não sou loira, isso é fato", disse durante entrevista coletiva.
"Eu sonhei com um contrato de modelo? Não, desculpem. Sonhei em conquistar Wimbledon? Claro que sim".

0 comentários: