quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PARA PODER SER FELIZES...Mujica recomendou aos jovens "amar-se mais e consumir menos"

PARA PODER SER FELIZES...Mujica recomendou aos jovens "amar-se mais e consumir menos"

Notícias da América Latina

O presidente José Mujica recomendou hoje aos jovens da América Latina sobrepor o amor ao consumo para serem felizes, ao encerrar um fórum regional celebrado com o apoio da ONU e outros organismos, como preparação para a I Conferência de População e Desenvolvimento de América Latina e Caribe.

El mandatario participó de un foro regional que se celebra esta semana en Uruguay. Foto: EFE legenda

 “Não permitam que lhes roubem a juventude, deve haver mais tempo para o amor e menos preocupação com o consumo”, disse o chefe de Estado, diante de um auditório de dezenas de jovens da latinoamérica que participaram do “Forum Regional: Agenda de Desenvolvimento e Investimento Social na Juventude”.
O encontro foi preliminar à I Conferência de População e Desenvolvimento de América Latina e Caribe, viabilizada pelo Fundo de População da ONU (FPNU), iniciada nesta segunda e que culminará na próxima sexta, em Montevidéu.
“Todos buscamos o desenvolvimento, todos buscamos melhorar, mas não se deve melhorar às custas da liberdade. Sejam livres, sejam felizes, mantenham o espírito rebelde da juventude”, afirmou Mujica, gerando uma ovação dos presentes. “Pertenço a uma geração que sonhou com mudar o mundo”, acrescentou o mandatário uruguaio, recordando seu passado de líder revolucionário do movimento guerrilheiro Tupamaro.
O presidente também exortou, nesta segunda, os jovens a ser “tolerantes na diversidade”. As jovens gerações devem ser “mais tolerantes com o diferente, com as discrepâncias, e mudar os padrões culturais conservadores”, assinalou Mujica.
Investimento Social
O secretário geral da Secretaria Iberoamericana (SEBIG), Enrique Iglesias, ao se referir ao investimento social na juventude, no mesmo foro, disse que muitas vezes “se gasta mal”.
“Conseguir uma boa qualidade para o gasto social é tão ou mais importante que a quantidade de dinheiro que se destina”, afirmou Iglesias, e lamentou que, em alguns países da região, “não se utilizam bem os recursos”, ainda que não tenha mencionado nenhum em particular.
O secretário da SEGIB chamou a atenção sobre o problema dos “jovens que sentem que sobram”. É “necessário” que a região “quebre” esta sensação, porque “ninguém sobra” na iberoamérica, “menos ainda os jovens, para quem é necessário criar empresas e desenvolvê-las”. Iglesias advertiu que esta sensação de desânimo dos jovens, em muitos casos, os “empurra” para o delito, o crime organizado ou os fundamentalismos.
A secretaria executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, destacou no evento em Montevidéu a necessidade de “insistir” no tema da gravidez adolescente, que é um problema “comum e recorrente” em quase  todos os países da região. Acrescentou que é necessário “aprofundar” na “educação e informação” às jovens sobre o controle de natalidade mas, além disso, ir mais fundo nos estudos para “tratar de descobrir” o que há por trás da gravidez adolescente, em referência a possíveis abusos ou situações de violência doméstica.
O ministro uruguaio de Desenvolvimento Social, Daniel Olesker, garantiu, por sua parte, que é “fundamental escutar” os jovens, em especial os que vivem em contextos sociais “difíceis”, para então “elaborar políticas públicas úteis”.
Mujica, em uma reunião com um alto funcionário da ONU, também chamou a “escutar mais os jovens e lhes permitir experimentar” (llamó a "escuchar más a los jóvenes y permitirles experimentar").

Estudo

No fórum foi divulgado um estudo segundo o qual a delinqüência e a violência representam a maior preocupação dos jovens ibero-americanos, seguida pelas drogas e o alcoolismo.

A I Pesquisa Iberoamericana de Juventudes “O futuro já chegou” foi realizada pela Organização Iberoamericana da Juventude (OIJ), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A sondagem abrangeu quase 20 mil jovens entre 15 e 29 anos de 21 países ibero-americanos e 33% dos entrevistados disse que a delinqüência e a violência é sua maior preocupação, seguida do uso de drogas e do alcoolismo (20%) e a falta de empregos (16%).

.

0 comentários: