domingo, 11 de agosto de 2013

Perdeu, #SomosRicosSomosCultos: Juiz Federal comprova legalidade do Programa Mais Médicos

Perdeu, #SomosRicosSomosCultos:  Juiz Federal  comprova legalidade do Programa Mais Médicos

JF/SC comprova legalidade do Programa Mais Médicos

Migalhas
O juiz Federal Gustavo Dias de Barcellos, substituto da 1ª vara Federal de Florianópolis/SC, indeferiu antecipação de tutela pleiteada pelo Sindicato dos Médicos de SC contra a MP 621/13, que institui o Programa Mais Médicos.
A entidade de classe pedia que a União se abstivesse de promover a ocupação das vagas ofertadas no âmbito do programa por médicos formados em instituição de educação superior estrangeira com habilitação para exercício da medicina no exterior sem a necessidade de revalidação de seu diploma.
O sindicato alegou que, aceitando médicos intercambistas sem diploma revalidado, o Mais Médicos estaria violando o princípio do concurso público. Também sustentou que a não revalidação do diploma de médico formado no exterior configura exercício ilegal da medicina e viola a autonomia universitária.
Ao analisar o pedido, o juiz Barcellos afirmou que, de acordo com a MP, "o médico intercambista exercerá a medicina exclusivamente no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto Mais Médicos para o Brasil".
"Tenho como suficiente o esclarecimento oferecido pela União no sentido de que não trata o Programa em questão de oferecer cargos ou empregos, inclusive quanto aos médicos intercambistas, os quais terão inscrição provisória no CRM e desempenharão suas atividades em caráter temporário", disse.
O magistrado ainda considerou que a dispensa da revalidação formal do diploma estrangeiro é elemento alheio à interferência judicial.

1 comentários:

José Péricles disse...

Quem acha errado médicos não trabalharem em regiões que não tem estrutura mínima para exercer com dignidade sua profissão, por culpa de falta de investimento do Governo, façam o favor de estudarem, fazerem medicina e após formados vão para esses lugares abandonados pelos Governantes.