domingo, 27 de outubro de 2013

"Todo mundo pode ser contra os black blocs. É absolutamente natural discordar das táticas adotadas"



"Todo mundo pode ser contra os black blocs. É absolutamente natural discordar das táticas adotadas". 

Pedro Munhoz

Todo mundo pode ser contra os black blocs. É absolutamente natural discordar das táticas adotadas pelos grupos mascarados, bastante compreensível até. 

O insuportável é quando o discurso de ataque aos black blocs assume as feições de complacência ou legitimação da violência policial. As manifestações, repito, deixaram claro o que muita gente já sabia: as polícias militares têm que deixar de existir. São instituições inaptas a lidarem com as garantias individuais, com os Direitos Humanos, com a democracia.

Cansamos de ver a polícia atropelando os direitos humanos e abusando de poder aqui no facebook, dia após dia, desde as manifestações de junho. Eu mesmo tive minha merecida cota de gás lacrimogênio, após cometer o delito de exercer o meu direito constitucional de me locomover em linha reta na Avenida Antônio Carlos.

Só o que vimos na grande mídia, porém, são lágrimas vertidas pelas vidraças de bancos quebradas e repetidas acusações de que sempre os mesmos "black blocs" deram ensejo a uma "reação" da polícia.

Contesto. São quase unânimes os relatos de que a polícia, via de regra, "reagia" antes mesmo de ocorrer qualquer tipo de ação por parte dos manifestantes. Mesmo se ela reagisse de fato, deveria reagir contra o grupo que delinquiu, de forma proporcional e pontual.

O costume das polícias de prender e arrebentar pessoas no atacado não pode ser visto por nós como algo natural, mas parece ser essa a tônica das forças policiais.

Por isso, sinto-me desconfortável de aparecer aqui e começar a escamar a galera que quebrou vidraças. A Folha, O Globo e as redes de televisão já fazem isso o tempo inteiro, esse pesoal não precisa da minha opinião.

Prefiro criticar a inépcia e a desonestidade dos braços armados dos governos que, devendo defender os direitos da população, passam por cima deles como se eles não fossem nada. Isso tem sido um tantinho mais raro nas redes sociais e creio ser mais enriquecedor do que repetir á exaustão que danificar patrimônio é crime.


.

0 comentários: