sábado, 22 de fevereiro de 2014

Homofóbicos sentem atração sexual por pessoas do mesmo sexo? Pesquisa diz que sim.

Homofóbicos sentem atração sexual por pessoas do mesmo sexo? Pesquisa diz que sim.

Grupo A

Em tempos de polêmicas motivadas pelo amor, como o beijo gay exibido no horário nobre para todo o país algumas semanas atrás, e de crimes motivados pelo ódio, como é o caso de tantos jovens que são espancados ou perdem a vida nas ruas devido à sua orientação sexual, a homoafetividade está mais em voga do que nunca. Nesse cenário, o comportamento homofóbico e a intolerância ganham também, cada vez mais, os holofotes. Infelizmente. E são nessas circunstâncias que um estudo norte-americano se torna mais atual do que nunca. De onde vem a homofobia? De acordo  com a pesquisa, ela pode estar relacionada à excitação homossexual do agressor. 


A homossexualidade foi detectada em cerca de 1,5 mil espécies animais, já a homofobia parece ser exclusividade humana. 
[FONTE: Wikimedia Commons]
estudo realizado na Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, contou com 64 participantes, todos do sexo masculino. Primeiramente, eles foram questionados sobre se sentirem confortáveis ou não na presença de homens homossexuais. De acordo com as respostas, foram divididos em dois grupos: 35 pessoas compuseram o time dos que apresentavam sinais de homofobia e 29 representaram os definitivamente não homofóbicos. Assim classificados os participantes, deu-se início o teste. Cada um deles assistiu a três filmes eróticos de quatro minutos de duração cada. Um mostrando cenas de sexoheterossexual, outro com duas mulheres e, por fim, com dois homens protagonizando o vídeo. Durante as sessões, os voluntários utilizaram aparelhos ligados ao pênis, capazes de medir a excitação sexual por meio do aumento da circunferência do órgão. 
Vamos aos resultados: no grupo que não apresentava sinais de homofobia, a excitação sexual ocorreu durante a exibição dos filmes contendo as cenas do casal heterossexual e do casal de mulheres. Já o grupo que apresentava sinais de homofobia também registrou excitação nesses dois filmes, porém seus integrantes foram os únicos a demonstrarem sinais físicos de excitação sexual durante o filme protagonizado por rapazes. Ou seja, de acordo com a pesquisa, cujos resultados não podem ser confundidos como decorrentes de medo ou nervosismo, o comportamento homofóbico se origina, vejam só, no desejo por pessoas do mesmo sexo. Desejo esse que é negado ou até mesmo desconhecidopelo indivíduo homofóbico. Claro, esse foi um estudo realizado com amostra limitada, então os resultados não são definitivos. No entanto, é sempre bom trazer um pouco de reflexão para esse tema tão delicado. 



Aos poucos, casais homoafetivo conquistarão os mesmos direitos dos héteros. Restará o respeito. 
[FONTE: Montana Roué]
Com motivo ou não, discriminação baseada em homofobia não se justifica. As pessoas homossexuais devem ser respeitadas, bem como seus direitos. O livro Homossexualidade e família, de Félix L. Sánchez, traz uma clara fundamentação desses direitos, ajudando a transpor falsas crenças e atitudes negativas com relalão à homossexualidade. 


.

0 comentários: