sexta-feira, 7 de março de 2014

Este dará rosas para a esposa: Homem deixa nota no avião dizendo que a cabine de uma

Este dará rosas para a esposa: Homem deixa nota no avião dizendo que a cabine de uma aeronave "não é lugar para uma dama"

O machismo mata todos os dias!

Mulher responde a passageiro que reclamou de voo pilotado por ela 

Época 

Machismo: homem deixa nota no avião dizendo que a cabine de uma aeronave "não é lugar para uma dama"

 Homem deixa nota em aeronave da empresa canadense WestJet dizendo que a cabine de um avião "não é lugar para uma dama" (Foto: Reprodução)
Era para ser um dia comum na rotina de trabalho de Carey Steacy, uma piloto de avião da empresa aérea canadense WestJet. Mas após ela pousar o avião na cidade de Victoria, costa oeste do Canadá, a tripulação encontrou um recado escrito por um passageiro em um guardanapo. Para a surpresa de Carey, era um recado machista de um passageiro que não queria que aviões fossem pilotados por mulheres.
O recado, assinado apenas por "David", deixou Carey em choque. Em 17 de anos de carreira, ela nunca tinha sofrido esse tipo de discriminação. O texto diz o seginte:
"A cabine de uma aeronave não é lugar para uma mulher. A maior honra para uma mulher é ser mãe, não 'capitã'. Provérbios 31. Nós estamos com poucas mães, não com poucos pilotos. PS. Eu gostaria que a WestJet me avisasse quando uma dama estiver no leme, para que eu possa reservar outro voo".
Segundo a piloto, que está na mesma companhia aérea há nove anos, o passageiro também questionou membros da tripulação sobre quantas horas de voo e que tipo de experiência ela tinha. À rede de TV canadense CTV, ela disse que ficou surpresa e, ao mesmo tempo, triste. "Eu não consigo acreditar que ainda há gente que pense dessa maneira. Todos nós ficamos com a boca aberta, em choque, quando vimos o bilhete".
A comandante, entretanto, não aceitou a ofensa calada. Em sua página pessoal no Facebook, ela respondeu ao passageiro com ironia e bom humor. "Obrigado pela nota que você discretamente deixou em seu assento. Eu tenho escutado muitos comentários das pessoas nesses 17 anos de carreira como piloto, geralmente positivos. A sua nota é, sem dúvidas, a mais engraçada. É uma piada, certo? CERTO?? Você tem todo o direito de desembarcar quando souber que uma "dama" está no comando. Engraçado, todo nós, humanos, temos os mesmos direitos neste nosso país livre. Agora, deixe eu voltar para minha mais importante honra, ser uma mãe".
Apesar do caso, Carey acredita que a opinião de "David" é incomum, e que as mulheres podem participar de todas as profissões. O conteúdo do bilhete é tão absurdo que há especulação na internet e na imprensa canadense de que possa ser um trote, ou alguém querendo chamar a atenção. Ainda assim, a empresa WestJet decidiu divulgar nota, dizendo que tem "enorme orgulho do profissionalismo, das habilidades e experiência" da comandante.
bc

0 comentários: