sexta-feira, 11 de abril de 2014

A gordofobia da Avon

A gordofobia da Avon

Nefelibata

Ontem uma amiga me mostrou uma propaganda da Avon. Eu não sei onde está sendo veiculada, apenas assisti o vídeo, chamado de “quilinhos”, e gostaria de falar um pouco sobre ele.

image
O texto da primeira parte do vídeo, enquanto a personagem (que é uma mulher magra) se maquia em frente ao espelho:
"Parabéns, você acordou gorda de novo, por quê? porque você não resistiu aquele último brigadeiro da festa. Comeu e hoje acordou parecendo um balão de gás hélio inchado. Agora toca a começar a dieta da proteína, a dieta dos pontos, do tipo sanguíneo, da pêra, da lua. Parabéns para você que se comportou a semana inteira e errou justo no dia da festa. Aquele vestido que você comprou, sabe aquele vestido lindo, branco? Esquece! Vai ficar tudo marcado! Ridículo! Vai colocar esse corpinho redondo, cheio de brigadeiro para dançar na pista, vai."
Nesse momento a personagem termina de se maquiar, a autoestima dela volta, ela sorri e o texto muda:
"Gente, você está linda, você está gostosa, vitaminada. Olha só para você! Quer saber? com quilinho a mais, com quilinho a menos, você vai rechear aquele vestido, vai sambar, se acabar! Os caras não querem ter onde pegar? então pronto, meu amor! Tá linda, gata, poderosa! Olha só para você! Quer saber? Você está mega pra cima! Fui!"
É tudo tão violento que é difícil escolher por onde começar a falar. Vamos começar pelo principal então: Se falou tanto em ser gorda, em estar gorda… e eu estou até agora me perguntando onde está a mulher gorda da propaganda? A atriz é magra! Não é possível que se continue a transmitir para todas as mulheres, especialmente às nossas meninas e adolescentes, que aquela mulher da propaganda é gorda! Isso é muito grave. A mídia, nesse caso a Avon, está propagando uma distorção corporal que resulta em problemas de autoestima para muitas mulheres.
Para muitas de nós, essa distorção corporal é o gatilho para os transtornos alimentares. Essa ligação fica bastante evidente na parte da propaganda em que ela diz que “Parabéns para você que se comportou a semana inteira e errou justo no dia da festa.”. Subentende-se que comportar-se bem é não comer. Esse discurso me parece uma grande culpabilização da mulher, um julgamento. Como se a equação fosse simplesmente comida = obesidade.
É curioso que muitos dos fiscais de saúde do gordo não se importam com mensagens como essa sendo passadas de e para mulheres magras (como a atriz). Porque apesar de falar em obesidade e de ser bastante opressiva para as mulheres gordas, a propaganda em nenhum momento foi direcionada para mulheres gordas. Pelo contrário, pelo texto, gorda é subgente. Inclusive, repararam no uso da palavra “ridícula” (que é frequentemente associada às pessoas gordas, como expliquei aqui)?
O trecho em que a atriz fala em tom de troça: "Vai colocar esse corpinho redondo, cheio de brigadeiro para dançar na pista, vai." para mim é um dos mais problemáticos. Gordo não dança? A pista de dança é lugar de gente magra? Na pista de dança, na praia, na rua, nas escolas, no transporte público e em todos os ambiente públicos do mundo, o corpo do gordo é rechaçado. Aparentemente, o gordo só satisfaz a sociedade se viver recluso.
Por fim, como gordofobia não é suficiente, fecham a propaganda com machismo mesmo. Mencionam que homem gosta de ter onde pegar. Logo a autoestima da personagem melhora porque o corpo dela agrada aos homens. 
É um fato que a indústria cosmética lucra em cima das nossas inseguranças. Nos oferecem a ilusão do empoderamento, mas quem disse que se eu sair por aí maquiada vou deixar de sofrer gordofobia? Quem disse que se eu me maquiar eu vou “me amar mais”. Eu já fiz o teste e não funcionou. É um empoderamento efêmero que não atinge as camadas profundas da questão.
Que grande erro, Avon. Suas consumidoras e suas consultoras, um grupo de mulheres que frequentemente são mulheres gordas, não mereciam essa humilhação.

.

1 comentários:

Ulisses Adirt disse...

Fiz um comentário parecido sobre as propagandas de desodorantes para axilas "escurecidas". http://www.incautosdoontem.com/2013/07/voce-precisa-do-meu-produto-sua-feia.html

Mas, realmente, o comercial da Avon passa muito do ponto. Ótimo texto. Parabéns.