sábado, 6 de setembro de 2014

O peso de um estupro

O peso de um estupro 

Emma Sulkowicz, aluna da Universidade Columbia, foi estuprada no seu dormitório de faculdade por um colega. O estuprador não foi expulso. Emma carrega um colchão, parecido com aquele onde o crime aconteceu, como uma forma de protesto contra seu agressor

Pela regras que se impôs, Emma deve carregar o colchão sem pedir ajuda a ninguém (Foto: Reprodução/ Youtube)
Emma Sulkowicz conta que estava em seu segundo ano na Universidade Columbia quando tudo aconteceu. Em seu próprio dormitório, um colega de faculdade a estuprou. Emma denunciou o agressor à Universidade em abril de 2014 mas, segundo conta, não recebeu o apoio que esperava da instituição – uma das instituições de ensino mais respeitadas do mundo. Seu estuprador continuou a estudar com Emma. “Um estupro pode acontecer em qualquer lugar. No meu caso, aconteceu no próprio dormitório. Desde então, eu sinto que carrego o peso do estupro aonde quer que eu vá”, diz ela.

Dois anos depois ela, uma estudante de artes visuais, decidiu protestar contra a falta de ação de sua universidade. Agora, carrega, aonde quer que vá, um colchão parecido com aquele onde o crime aconteceu, na esperança de que, um dia, seu agressor seja expulso.


O protesto de Emma faz parte de sua tese de graduação. Em parte, é uma forma de performance artística que ela batizou de “Carry that Weight” (algo como “Carregue aquele peso”, em tradução livre). A duração do projeto é indefinida.  Pode se estender por um dia ou pelo tempo em que ela estudar em Columbia: “[vai durar] o tempo em que eu estudar na mesma universidade que o meu estuprador”. Como parte da performance, Emma não pode pedir ajuda para carregar o peso do colchão. É um fardo que suporta sozinha. Mas as pessoas podem se oferecer para ajudar.

A Universidade chegou à conclusão de que o rapaz acusado por Emma não é responsável pela agressão que ela lhe atribui. Columbia deu o mesmo veredicto em outros dois casos de estupro denunciados por alunas envolvendo o mesmo acusado. Emma faz parte de um grupo de alunos que registrou uma queixa na justiça contra a Universidade, alegando que a instituição tenta abafar casos de estupro sistematicamente e não oferece apoio às vítimas.
RC

0 comentários: