quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Por que o menino branco é “jovem” e o garoto preto é “moleque”, é “bandido”?

Por que o menino branco é “jovem” e o garoto preto é “moleque”, é “bandido”?

Maiores Penalidades sobre Menores já penalizados

Medium


Então você é a favor da redução da maioridade penal. Certo.
Jovens dormindo aglutinados em cima de bueiros de onde sai ar quente, para se manterem aquecidos na noite fria de São Paulo. Jovens que vivem essa existência extremamente precária. Como é que você espera que esse jovem siga a lei que não o contempla? Como é que você espera que esse jovem se preocupe com o teu bem-estar? Aliás, qual é a cor desses jovens?
“Tá com pena? Leva pra casa!”
Claro. Não há opinião mais clara do que essa. O que importa é que você esteja seguro. O resto que se foda. Pra você, consertar a raiz do problema não é a solução; tem que exterminar é o problema. Certo. Mesmo sabendo que apenas 1,7% dos homicídios são cometidos por esses jovens. Apenas 1,7%. Não é você que gosta de dados? Os mesmos dados que comprovam aumentar punição não diminui as infrações. Não diminui. Mas não, você quer “justiça”. Não. O que você quer é vingança. Exterminar esses jovens não é justiça. É genocídio. Você diz que não faz diferenciação entre “bandido”, seja preto ou branco. Mas jornalista branco que matou ex-namorada pelas costas continua solto. Filho branco de ricaço atropela e mata e continua solto. E você quer que o moleque preto seja morto.
“Ah é? Quero ver então quando um desses meter um cano na sua boca!”
Então. Se você quer que todos esses jovens sejam mortos depois de ser agredido por eles, você quer vingança. E não justiça. Porque punir como você quer punir não vai resolver o problema. Reduzir a maioridade penal só vai gerar mais ódio e mais violência. E vai saciar a sua sede de sangue. E não vai. Resolver. O maldito. Problema.
E não adianta colocar um cara preto pra defender a redução da maioridade penal em horário político, Tucanafro Brasil, pois a lavagem cerebral não atinge a todos.
“Beleza. Então o que resolve?”
O jovem branco, classe média, que você conhece, que é seu amigo, seu irmão, seu sobrinho, seu filho, quando se afunda em drogas, o que você faz? Você manda pra clínica de reabilitação. Você desintoxica. Você dá uma segunda chance. Terceira chance. Várias.
Por que o jovem preto você quer matar? Por que o menino branco é “jovem” e o garoto preto é “moleque”, é “bandido”? Por que você quer nos matar? Por quê?

.

0 comentários: