segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Meritocracia é igual à Fada Madrinha. Ajuda a história de poucos a ficar mais bonita, para que

Meritocracia é igual à Fada Madrinha. Ajuda a história de poucos a ficar mais bonita, para que muitas crianças acreditem



Meritocracia

Fernando Horta  - Sul21

Era uma vez um monte de madeira que foi moldada em forma de gente por um carpinteiro. Essa madeira ganhou nome – Pinóquio – do carpinteiro, Gepeto.
A madeira postou-se a dizer que tinha sido a mais dura e homogênea madeira de toda a floresta. E que por isso hoje era Pinóquio. Tinha crescido mais alto e assim tomado mais sol. Tinha enfrentado as tempestades de frente e as intempéries com coragem. Pinóquio não era mais madeira, mas não era porque tinha sido a melhor entre todas as madeiras. Pinóquio agora defendia que todas as madeiras, se realmente quisessem, poderiam ser como ele. Bastava vontade, coragem e força. E, embora nunca houvesse existido outro Pinóquio, a história pegou. Até mesmo Gepeto a repetia.
Gepeto dizia que era o marceneiro que mais cedo levantava. Aquele que com mais afinco havia estudado. Que tinha passado anos de dissabores aprendendo com as derrotas, que quase o tinham vencido. Gepeto dizia aos confrades marceneiros que todos poderiam chegar a fazer Pinóquios. Bastava vontade de aprender. Coragem de tentar. Conhecimento acumulado a duras penas. Mas todos poderiam. Se ele tinha feito, qualquer um – com mesmo esforço e trabalho – poderia fazer.
Gepeto e Pinóquio eram felizes, concordavam com suas histórias e se achavam os melhores entre seus iguais. Era a justa recompensa por seus esforços. Exatamente por isso eram felizes, porque ninguém no mundo tinha sido melhor madeira ou mais brilhante marceneiro. Se sentiam os exemplos para todos os outros. E, embora nunca houvesse existido outro Pinóquio ou outro Gepeto, a história pegou.
Pinóquio e Gepeto esqueceram-se da sorte de terem se encontrado em um mundo tão cheio de madeiras e marceneiros.
Pinóquio esqueceu-se da água e do sol que recebeu quando era plantinha, ainda protegida pelos seus grandes ancestrais.
Gepeto esqueceu-se de seu pai que dispendeu tempo e amor de sua vida para lhe ensinar.
Gepeto esqueceu-se dos artesãos que tinham lhe fabricado a talha, o martelo e o formão.
Gepeto esqueceu-se dos lenhadores que tão sem talento cortavam árvores e as transformavam em madeira. Madeira para Gepeto trabalhar.
Você, contudo, esqueceu-se da Fada Madrinha, sem a qual nada teria acontecido.
Meritocracia é igual à Fada Madrinha. Ajuda a história de poucos a ficar mais bonita, para que muitas crianças acreditem. E batam palmas.
.oOo.
Fernando Horta é professor, historiador, doutorando em Relações Internacionais UNB.

0 comentários: