segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dilma Rousseff nas bocas da Marocas.


Repararam que já começou um diz que diz por aí, pelos mercados, pelos salões de cabelereireiras, nas filas dos bancos, nas bancas da feiras, nas comunidades de relacionamentos na internet, etc., sobre a falta de carisma de Dilma Rousseff?
Fico impresionada com o poder da Rádio Peão, è muito mais eficaz que os jornalões conservadores, as revistinhas inVejosas e os comentários dos politicólogos de plantão das emissora de rádio e Tv. da rede PIG.
Tudo começa, talvez, com um comentário da Ana Maria "Brega" entre uma receita de pavê e uma matéria sobre casco de cavalo para endurecer as unhas.
Assim,como quem não quer nada, algum "descompromissado" solta a frase:
Eu gosto muito do Lula, fez um ótimo governo, mas a Dilma.....
não dá, não tem carisma!
E a frase vai se reproduzindo, como ratos no esgoto, sem reflexão alguma, sem nem mesmo questionar que diabo significa "carisma".

Quem tiver curiosidade e tempo para pesquisar na internet, ficará surpreso com a quantidade de definições e aplicações para o termo carisma.
O Padre Marcelo Rossi, por exemplo, é carismático, pois pertence a uma ala da igreja católica denominada "Renovação Carismática".
Aliás os carismáticos dessa ala da igreja dizem ter recebido do Espírito Santo o seu "carisma", que eu não sei bem o que significa, mas deve ser algo relacionado com sua missão na terra.
O sociólogo alemão Max Weber, definiu em sua obra alguns tipos de líderes, um deles é o lider carismático que não tem nada a ver com o carisma do Padre Marcelo Rossi.
A dona Maroca e a Ana Maria "Brega", podem não saber nada sobre as definições de lider carismático de Max Weber, mas os que estão por trás delas sabem muito bem o que estão fazendo.
Querem colar na imgem da Ministra e candidata Dilma Rousseff um rótulo que realmente não lhe faz jús. Dilma é uma lider racional e com grande capacidade administrativa, como disse o presidente Lula.
No momento certo ela mostrará todo o seu carisma, que não é o da Renovação carismática e que lhe foi dado pela sua história de vida e competência adminstrativa nos cargos públicos que desempenhou.

Enquanto não começa a campanha, muitos bla-bla-blás e mimimis ( como diz o povo no orkut) ainda serão ouvidos a respeito do carisma ou da falta dele.
É como diz a música do rei Roberto Carlos: "A candinha gosta de falar de mim em tudo...."
As Marocas também!

0 comentários: