Revista Veja: O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso definiu a senhora como uma lua política sem luz própria girando em torno e dependente do carisma ensolarado do presidente Lula. Como a senhora pretende firmar sua própria identidade?
Dilma Roussef: Não considero apropriado discutir luminosidade com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Agência Estado: Para Tasso Jereissati (PSDB-CE), ministra é 'liderança de silicone. É bonita por fora e falsa por dentro'.
Diante de afirmações deste tipo feitas por homens em relação a uma mulher me pergunto:
Caso a pessoa a qual se referem fosse um homem receberia o mesmo tratamento?
Para entender o porquê de tais atitudes o conceito de gênero é fundamental, porque nos permite analisar as desigualdades históricas e culturais entre homens e mulheres partindo das relações sociais existentes entre os sexos.
O espaço das mulheres é restrito e norteado a partir de um poder patriarcal no qual ocorre a supremacia do homem sobre a mulher na vida social e também na vida privada.
A Lei Maria da Penha parece ter colocado em xeque inúmeros aspectos sócio-culturais.
A violência acontece em virtude de diversos fatores, sendo um deles de resultado sócio-cultural e que se inicia no conjunto familiar, na forma de educar meninas e meninos. Ainda na infância aparece a distinção preconceituosa de gênero, quando a família, ao lidar com os filhos (as) estabelece distinções entre os meninos e as meninas, levando a uma disciplina de comportamentos distintos.
A orientação diferenciada pelo gênero, moldada pela família e pela sociedade forma homens e mulheres com papéis pré-definidos a partir do sexo. Ao homem está reservado o papel de forte e valente e para a mulher os aspectos de pureza e paciência.
A sociedade brasileira caracteriza-se pelo predomínio do espaço privado sobre o público, tendo o centro na hierarquia familiar, é fortemente hierarquizada em todos os seus aspectos: nela, as relações sociais e intersubjetivas são sempre realizadas como relação entre um superior, que manda, e um inferior, que obedece, transformada em desigualdades que reforça a relação mando-obediência.
É preciso desfazer a compreensão de que a sociedade deve ser construída partindo de posições e papéis diferenciados para homens e para mulheres. As diferenças devem ser apenas biológicas e não sociais.
Vamos conhecer e debater a Lei Maria da Penha!
Tweet
sábado, 27 de fevereiro de 2010
O Conceito de Gênero e a Lei Maria da Penha
Postado por
Maria,viajante do Universo de passagem pelo planeta Terra
às
12:15
|
Marcadores:
Política- comportamento social
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Dilma Roussef: Não considero apropriado discutir luminosidade com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. kkkkkkkkkkkkkk
Postar um comentário