sexta-feira, 18 de junho de 2010

Onde está a democracia?

Ontem fui dormir me fazendo essa pergunta depois que a vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau pediu ao TSE para retirar imediatamente o Blog Amigos do Presidente Lula do ar.

O blog é independente, são cidadãos que se posicionam, que dizem de quem gostam e de que não gostam, aí me veio a cabeça: não posso dizer de que lado estou? Não posso dizer que gosto do vermelho e não gosto do azul?

Hoje quando acordei, a pergunta continuava a martelar minha cabeça, penso a todo momento que o povo brasileiro não aceita censura e, de repente sou informada que o grande escritor português José Saramago nos deixou.

Como um raio vem a minha lembrança um video que assisti , onde Saramago termina a sua fala perguntando : Onde está, então, a democracia?

"Tudo se discute nesse mundo, menos uma única coisa que não se discute. Não se discute a democracia.

A democracia está aí, como se fosse uma espécie de santa de altar de quem já não se espera um milagre, mas está aí como uma referência, a democracia, e não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada.

Porque o poder do cidadão, o poder de cada um de nós, se limita na esfera política em tirar um governo que não se gosta e colocar outro que talvez venha gostar, nada mais, mas as grandes decisões são tomadas numa outra esfera, que todas sabemos qual é.

As grandes organizações internacionais, os FMIs, as organizações do comércio, os bancos mundiais, tudo isso, nenhum desses organismos, é democrático e, portanto como esse populismo pode continuar a falar de democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo, não são eleitos pelo povo.

Quem é que escolhe os representantes dos países dessas organizações?

Os perdidos povos?

Não!

Onde está, então, a democracia?"



1 comentários:

Minerva disse...

O termo democracia é uma falácia.
O mundo é regido por 5 ou 6 famílias que tudo decidem. Os governo são marionetes ou peças de um um grande tabuleiro de xadrez.
Democracia é tratarmos como igual quem está ao nosso dao em carne e osso.