quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Essas mulheres lindas de aura brilhante e suas convicções rejuvenescedoras (1)




Dolores Ibarruri, La Pasionaria é a personificação da Tina.












No início da campanha eleitoral fui à caminhada da largada no centro de São Paulo do dia 6 de julho para ver Dilma Rousseff.
Convidei a Tina para me acompanhar ao evento pois sei que é uma grande admiradora da candidata.
Tina é uma espanhola de Asturias que tem em seu DNA a disposição e força para lutar contra qualquer tipo de injustiça.

Filha de um trabalhador das minas de carvão das Asturias que foi fuzilado logo no início da guerra civil espanhola, aprendeu desde menina a protestar contra as injustiças e lutar pelos direitos humanos.

Veio para o Brasil nos anos 50 para se juntar ao marido Antonio, pois havia se casado por procuração no consulado da Espanha.
Essa foi uma prática bastante utilizada nesses tempos bicudos na Espanha, para que pessoas perseguidas pela ditadura franquista pudessem entrar no Brasil.

Essa guerreira de 84 anos, chegou ao Brasil e imediatamente se integrou ao Centro Democrático Espanhol, centro de resistência à ditadura franquista e com uma intensa atuação na defesa e auxílio humanitário de presos políticos espanhóis.
Durante a ditadura militar no Brasil o Centro Democrático Espanhol, se posicionou firmemente contra as duas ditaduras e fizeram vários eventos pela redemocratização na Espanha e no Brasil.
Reestabelicida a demcracia nos dois países, Tina se envolveu nas lutas dos movimentos sociais por melhoria da saúde pública, . Participa ativamente nos Conselhos Muncipais de Saúde, no Conseg e em qualquer outra luta ou manifestação que necessitem de sua presença.

Havia alguns anos que não encontrava a Tina e fiquei cheia de cuidados com o desgaste físico que dá um evento com caminhadas nas ruas debaixo de um sol forte, algumas horas em pé no meio de uma grande multidão, para uma pessoa de 84 anos.
A todo momento perguntava à Tina:
Você está bem, quer voltar?
Tina, com olhinhos brilhantes um sorriso sereno e uma pele invejável respondia:
“Si, si estoy bién, não te preocupes”
Durante a caminhada da Praça Patriarca até a Praça da Sé, a incansável Tina puxava o coro, balançando a sua bandeira :
Olê, olê, olá: Vilma, Vilma.
Ela sabe bem quem é Dilma, mas com seu sotaque espanhol ainda muito forte gritava, Vilma.

Depois de 3 ou 4 horas de espera e caminhada debaixo de sol, finalmente vimos Dilma no palanque.
Ficamos impressionadas com o vigor e a energia de Dilma Rousseff.
Cabelos brilhantes, olhos muito vivos, um sorriso encantador e uma pele maravilhosa.
Eu e minha amiga Tina comentamos que Dilma Rousseff não aparenta a idade que tem e que, passando por tudo o que já passou na vida, era realmente impressionante sua beleza, vigor físico e energia.
Observando essas duas mulheres maravilhosas, Dilma e Tina fiquei pensando que não há cosmético, cirurgia plástica ou Spa que seja mais eficiente que essa força interior que impulsiona mulheres guerreiras a lutar por suas convicções .
Que os donos de indústrias de cosméticos não me ouçam, pois, farão de tudo para engarrafar esses espíritos femininos rebeldes para produzir cremes antissinais e antirrugas.

0 comentários: