sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sobre trackbacks , pingbacks e a geração baby boomer


















Quando o Azenha e Maria Frô noticiaram que seria realizado um encontro nacional de blogueiros progressistas fiquei super entusiasmada.
Pensei:
Oba! é a oportunidade que eu tenho de interagir e aprender com outros blogueiros e enfrentar de uma vez esse enigma, que quer me devorar, chamado tecnologia da informação.
Conversando com meu marido sobre a minha provável participação no encontro, veio o banho de água gelada.
"O que voce vai fazer num encontro onde só encontrará jovens "nerds", experts em informática mas, com pouco conteúdo político?"
Marido é assim mesmo né?
Adora jogar a gente prá baixo.
Ele não faz por maldade não, até se esforça para tentar acompanhar os novos tempos e respeitar as conquistas da mulherada, mas à vezes dá uma escorregada.
Afinal os maridos a minha geração, assim como as mulheres, não são exatamente da geração Y. Estamos mais próximos da geração Yuppie, alguns, e até da baby boomers.
Mas como as mulheres de minha geração tiveram que conquistar seus espaços teimando muito, mais uma vez teimei e fui ao encontro.
Fiquei surpresa e feliz, pois vi que havia outras "dinossaurinhas" como eu.
Todas interessadas e querendo saber mais e mais sobre o tal "enigma" que, se não o decifrarmos, nos devorará.
Um dos palestrantes que mais me empolgou foi o Guto Carvalho, jovem competentíssimo no seu ofício com timbre de voz e postura de educador, coisa rara na maioria dos jovens.Pena que sua participação no encontro não tenha incluído algumas oficinas para aprender a fazer, fazendo.

Como educadora, aprendi que há pessoas que são visuais, aprendem preferencialmente com a visão.
Outras são preferencialmente auditivas, aprendem apenas ouvindo.
Eu definitivamente na escala evolutiva, parei no "homo faber".
Só aprendo fazendo.
Além desss deficiências sensoriais, ainda por cima, tenho verdadeira ojeriza ao inglês, por questões ideológicas que não vem ao caso discutir agora.
Mas os dinossaurinhos vermelhos, com certeza, me entenderão.
Hoje o Guto Carvalho postou uma aula em seu blog mutio interessante:
o que são trackbacks e pingbacks?
Um texto claro e bastante didático, uma excessão, pois a maioria dos jovens tem muita dificuldade em transmitir seus conhecimentos.
Prometo que vou estudá-lo com afinco.
Mas ainda assim, quero reforçar o pedido dos participantes do Primeiro Encontro de Blogueiros Progressistas:
Oficinas de TI para que possamos colaborativamente fazer uma boa parceria:
A geração Yuppi, ou baby boom, aprendendo com a geração Y a decifrar o enigma e a geração Y ouvindo dos mais velhos suas experiências de lutas políticas, seus fracassos e sucessos mostrando-hes que o saber só tem significado se estiver a serviço do social.

Para saber mais sobre a geração Y.

Para saber mais sobre a geração baby boomers

0 comentários: