Todos os cidadãos deste país deveriam conhecer o Memorial da Resistência em São Paulo. A exposição permanente nas celas do antigo DOPS retratam o que foi a tortura durante a ditadura militar.
Reproduzo convite para a programação do mes de outubro.
Nos tempos confusos que vivemos, pré segundo turno das eleições presidenciais, seria proveitoso refrescar a memória dos que, se dizem democrátas, mas tem saudades da ditadura.
O Frias ( e outros) dono da Folha de São Paulo, orgão de imprensa colaboracionista da ditadura militar, que insiste em ter acesso ao processo militar da jovem resistente Dilma Rousseff deveria conhecer e divulgar esta programação.
Memorial da Resistência
Prezados(as) Senhores(as),
É com muita satisfação que vimos convidá-los para as atividades que serão realizadas no Memorial da Resistência de São Paulo, conforme descrito abaixo.
Mais informações poderão ser visualizadas nos arquivos anexos:
Dia 10 de outubro (domingo), às 14h30:
Para o encerramento da exposição “Elifas Andreato – As cores da resistência”, será exibido o filme “Perdão, Mister Fiel”, do cineasta Jorge Oliveira.
O filme trata da morte do operário Manoel Fiel Filho pela ditadura militar, em 1976, e da atuação norte-americana no regime.
Após a exibição do filme, às 16h30, o diretor do longa, Jorge Oliveira, fala com o público em conversa aberta com Elifas Andreato e o também jornalista Audálio Dantas.
Dia 23 de outubro (sábado), às 11h:
Abertura da exposição “Buena Memoria”, idealizada pelo fotógrafo e ativista político argentino Marcelo Brodsky, com a curadoria de Diógenes Moura, da Pinacoteca do Estado.
A mostra busca trazer ao público um recorte da história comum aos países latinoamericanos, que conheceram de perto o terrorismo de Estado nos anos 1960 a 1980, deixando como saldo milhares de presos, torturados, mortos e desaparecidos.
Mais que uma exposição de arte, apresenta recordações, também comuns, que permanecem na memória daqueles que sofreram diretamente a perda e/ou desaparecimento de algum familiar ou amigo durante as ditaduras, e a incessante busca pelo seu paradeiro.
Às 11h30, uma conversa com Marcelo Brodsky (Auditório Vitae, 5º andar).
Dia 23 de outubro (sábado), às 14h:
Em homenagem a Joaquim Câmara Ferreira – o comandante Toledo – serão realizadas diversas homenagens durante o mês de outubro, com encerramento no Memorial da Resistência:-
46.ª Caravana da Anistia: Sessão especial de apreciação do requerimento de Anistia de Joaquim Câmara Ferreira.
-Sábado Resistente: Debate “O Revolucionário da Convicção: vida e obra de Joaquim Câmara Ferreira”, com José Luiz Del Roio, Guiomar Lopes, Luiz H. de Castro Silva e Denise Fraenkel-Kose, filha de Joaquim Câmara Ferreira
- Lançamento do livro “O Revolucionário da Convicção: vida e obra de Joaquim Câmara Ferreira”, de Luiz Henrique de Castro Silva
Outras homenagens serão realizadas em São Paulo, a partir do dia 14 de outubro:
- 14 de Outubro (quinta-feira), às 19hSessão Solene de Concessão do Título de Cidadão Paulistano “in Memoriam” a Joaquim Câmara FerreiraLocal: Câmara Municipal de São Paulo- 22 de Outubro
• às 15 horasVisita ao túmulo do Comandante ToledoLocal: Cemitério da Consolação (Rua da Consolação nº 1660 • Quadra Q 63)
Tweet
0 comentários:
Postar um comentário