sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pablo Neruda foi "assassinado"

Pablo Neruda foi "assassinado"


El presidente Salvador Allende y el poeta Pablo Neruda.
Presidente Salvador Allende e do poeta Pablo Neruda.
Por Marín Francisco *
Tudo estava pronto para o poeta e Prêmio Nobel Pablo Neruda ser exilado no México. Ele havia viajado de sua casa em Isla Negra para Santiago do Chile em um avião enviado pelo governo mexicano.  No entanto, ele teve que ser internado na Clínica Santa Maria. Telefonou para sua esposa, Matilde Urrutiae Manuel Araya, seu assistente e disse  que o médico havia lhe dado uma injeção no estômago. Poucas horas depois ele morreu. Araya, que estava ao lado do poeta nos seus últimos dias, depõe em um processo secreto até agora:. "O poeta foi assassinado "
Valparaiso .- O poeta chileno Pablo Neruda "sabia as quatro horas da manhã (11 de Setembro de 1973) que haveria um golpe. Ele escutou através de uma onda de rádio na Argentina, que chamou de curta duração. A rádio havia informado que a Marinha tinha amotinado em Valparaíso.
"Ele tentou se comunicar com Santiago, mas foi impossível. O telefone estava fora de serviço. Assim, as 9 horas da manhã, confirmamos que o golpe tinha acontecido. (...) Esse 11 de setembro foi um dia agitado e amargo, porque não sabíamos o que aconteceria com o Chile e com a gente. "
Manuel Osório Araya fala de Neruda com a familiaridade de alguém que dividiu momentos com um personagem histórico. E sim. Ele foi  assistente do poeta desde novembro de 1972, quando Neruda voltou da França, até sua morte em 23 de setembro de 1973.
Nosso correspondente reuniu-se com Araya no dia 24 de Abril, no porto de San Antonio. A entrevista foi realizada na casa do líder chileno de pesca artesanal Cosme Caracciolo, a quem  Araya pediu ajuda para desvendar um segredo que o sufocava: "Tudo que eu quero antes de eu morrer, é que o mundo conheça a verdade, Pablo Neruda foi morto ", disse.
Somente o jornal El Líder , em San Antonio, contou parte de sua versão em 26 de junho de 2004. Mas não chamou a atenção pela pouca influência do jornal .
El Clarin
Para ler na íntegra: Aqui

0 comentários: